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4 razões para fazer o monitoramento sua concorrência

4 razões para fazer o monitoramento sua concorrência

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Fazer o monitoramento da concorrência

O monitoramento de notícias, também chamado de clipping, é essencial para que se possa saber o que tem sido falado a respeito do negócio e tomar ações de contenção e melhorias, no caso das repercussões negativas. Entretanto, o monitoramento de notícias da concorrência também é um excelente aliado de uma gestão mais eficaz. Quer conhecer algumas razões para acompanhar melhor seu mercado? Então confira a seguir!

1. Ajuda aprimorar a gestão da informação

A gestão da informação é, em todos os níveis, uma atividade essencial dentro das empresas. É ela a responsável pela coleta, análise, processamento, armazenagem e disseminação dos dados e informações dentro de uma empresa, visando dar suporte ao desenvolvimento das atividades.

Quando o monitoramento de notícias da concorrência começa a ser feito, ele fornece ainda mais material para a gestão da informação, que, por sua vez, contribui ainda mais para o desenvolvimento de certas atividades — como desenvolvimento de produtos, ações de marketing e estratégias de vendas, por exemplo.

2. Auxilia no planejamento

Assim como a gestão da informação pode passar a contribuir para o alcance de resultados melhores, o monitoramento de notícias da concorrência também pode ser utilizado para influenciar o planejamento —- principalmente, de curto e médio prazo.

Por exemplo, uma simples análise do que tem sido dito sobre a concorrência pelos consumidores na internet pode ser o suficiente para descobrir quais são suas principais deficiências e utilizar isso para aprimorar ainda mais o planejamento do seu negócio. Seja através da melhoria no desenvolvimento de produtos, ou da aproximação — melhorando o relacionamento com os clientes.

3. Facilita o monitoramento das tendências de mercado

Parece óbvio abordar essa questão, entretanto, monitorar seus competidores pode ser uma maneira de — mesmo que indiretamente — monitorar o mercado, identificando tendências e possíveis fatores que podem afetar o nicho de mercado como um todo (não apenas um concorrente, especificamente).

Dessa forma, você pode compreender melhor o seu posicionamento, identificar seus pontos fortes e fracos e criar ações que maximizarão os pontos fortes e minimizarão — ou eliminarão — seus pontos fracos, contribuindo para que a sua empresa saia na frente da concorrência. Isso vale também para as oportunidades e ameaças, como a entrada de um novo competidor no seu mercado.

4. Colabora no aperfeiçoamento do relacionamento com os clientes

Essa, talvez, é uma das maiores razões de se fazer o monitoramento de notícias. Se por um lado fazer pesquisas sobre o que os consumidores dizem a respeito da sua empresa ajuda a identificar suas falhas e eliminá-las, monitorar a concorrência pode ajudar a aprimorar ainda mais o seu relacionamento com seus clientes. Além disso, ajuda a fornecer informações importantes que podem ajudar sua empresa a se aproximar dos consumidores de seus concorrentes.

Como podemos ver, o monitoramento de notícias da concorrência é uma atividade que — apesar de demorada e complexa — possui excelentes vantagens que só agregam mais valor aos processos e resultados. Acompanhar as atividades de seus competidores é a melhor forma de adotar as melhores práticas de mercado e compreender como o seu negócio pode ser melhor do que os demais, se mantendo sempre no topo.

O que achou das razões apresentadas? Elas te convenceram a começar a fazer o monitoramento de notícia da concorrência? Aproveite os comentários e nos deixe saber quais são suas opiniões sobre esse assunto. Participe!

Conteúdo publicado via Publicaí

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