Engana-se quem pensa que assessor de imprensa apenas agenda entrevistas para o cliente (o que não é nada fácil). É necessário estar atento aos detalhes, ser ágil, responsável, criativo, flexível, justo e, principalmente, dedicado.
Com a popularidade das redes sociais e o uso delas para trabalho, foi criado um novo olhar. O que era apenas diversão virou uma oportunidade para empresas se aproximarem do seu público-alvo trazendo ainda mais clientes e aumentando a popularidade.
Gerenciar uma rede social é mais que postar algo, é cuidar dos comentários, enxergar novas oportunidades; por trás de uma rede social de empresa, muito provavelmente está um assessor de imprensa. Hoje em dia, assessoria de imprensa cuida de tudo, mas, isso não é visto como dificuldade, e sim como conhecimento.
A imagem da empresa diz muito sobre ela, e os funcionários são umas das principais vozes. É através deles que outras pessoas se interessam a trabalhar na empresa. Para que isso ocorra é preciso uma boa comunicação interna, logo, o diálogo com funcionários é fundamental. Adivinha quem faz a intermediação entre diretoria e funcionários? Assessoria de comunicação e imprensa.
Claro que geralmente, quando se trata de uma empresa de grande porte, existe toda uma equipe, mas, a essência desse texto é mostrar a importância do profissional de comunicação, de como ele se reinventa, através daquilo que proposto e principalmente como sem comunicação a empresa fica descoberta tanto internamente quanto externa.
Gestão de crise
Trabalhar como assessor de imprensa é estar preparado para gerir crises, antes mesmo que ela nos de um sinal que está chegando. Todos sabem que a execução do plano de crises não irá sair como está no papel, no entanto, estar preparado é imprescindível para ter uma direção a seguir, e quanto mais bem detalhado o plano, mais seguro o assessor e a diretoria ficarão e a credibilidade que você passará para o público-alvo, clientes, imprensa e concorrência, crescerá.
Afinal, são nesses momentos que eles se aproveitam para construir uma imagem positiva em cima da nossa; todo cuidado é pouco. Gerir uma crise pode acabar ou alavancar uma carreira, tudo depende de você.
Assessor de imprensa X Publicidade
Diz a lenda que publicitários e assessores de imprensa não se dão bem, mas a verdade é que são duas profissões distintas. O profissional de publicidade é responsável pelos anúncios em espaços pagos, com data determinada para a publicação.
Os pagamentos pelos espaços da marca têm controle sobre o processo criativo e sobre o que vai para o anúncio.
O setor de assessoria de imprensa, na sua maioria das vezes, conta com um publicitário em sua equipe. Uma assessoria boa é aquela que conta com ótimos profissionais e dedicados.
É normal sentir medo de seguir na carreira de assessor. A impressão de que é trabalho que não acaba mais, no entanto, apesar do trabalho de uma assessoria de imprensa ser constante, difícil e ao mesmo tempo gratificante, um bom profissional tem um crescimento com a empresa.
Gostou do conteúdo, compartilhe com um amigo! 😉
Leia também: Planejamento e monitoramento, o casamento que gera frutos
Conteúdo publicado via Publicaí