15 ferramentas indispensáveis para o assessor de imprensa moderno

15 ferramentas indispensáveis para o assessor de imprensa moderno

Cada vez mais os assessores de imprensa precisam estar antenados às novidades que surgem no mercado, para que possam se destacar e oferecer as melhores soluções tanto aos seus clientes quanto aos jornalistas.

Em uma velocidade acelerada, são criadas diversas plataformas online que podem facilitar o dia a dia do assessor de imprensa e tornar as entregas mais ágeis, ao auxiliá-lo na mensuração dos resultados do seu trabalho, no monitoramento de notícias, nas pesquisas, além do planejamento, organização e controle diário das pautas e tarefas.

Selecionamos aqui 15 ferramentas que você precisa conhecer e que pode começar a utilizar no seu trabalho.

Release

O press release é a ferramenta mais utilizada pelo assessor de imprensa para realizar as divulgações do seu cliente. Trata-se de um texto com foco na imprensa, enviado aos jornalistas, editores e bloggers para que eles conheçam um fato ou acontecimento relacionado ao cliente e divulguem para o público em geral. Por isso, é um texto informativo com cunho jornalístico e deve ter uma linguagem objetiva, concisa e de fácil entendimento.

Para otimizar a visibilidade que você deseja atingir com seu conteúdo, é interessante que todo assessor de imprensa extrapole as mídias tradicionais e envie seu release para mídias online, como sites, blog e redes sociais.

Ferramentas de SEO e pesquisa

O trabalho do assessor de imprensa envolve, atualmente, muito mais do que a inserção de notícias e releases a respeito do cliente nos jornais, revistas, rádio e televisão. A internet se tornou um campo vasto de possibilidades de divulgação, seja nos sites e blogs de alto volume e qualidade de acessos ou até mesmo nas mídias sociais.

Nas plataformas online é possível direcionar seu conteúdo para mídias extremamente especializadas, que vão atingir o público que você deseja e que já acessa aqueles sites por um interesse já existente. Ou até mesmo investir na possibilidade de fazer o seu conteúdo ser disseminado e compartilhado na internet, de forma a atingir um grande número de pessoas em pouco tempo.

O SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca) é um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, como Google e Bing, por exemplo, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site. O SEO fará com que o seu conteúdo fique melhor posicionado nas páginas dos sites de busca, o que faz com que as pessoas interessadas no seu assunto localizem o seu texto com mais facilidade e frequência.

Por isso, é importante que o assessor de imprensa conheça ferramentas que o auxiliem a encontrar as palavras-chave mais adequadas para utilizar em seus textos e releases a serem enviados às mídias online, além de monitorar a sua posição nos sites.

Google Trends

Uma ferramenta essencial para o assessor de imprensa é o Google Trends. Nela, você tem acesso às matérias que estão em alta na internet, que estão sendo mais pesquisadas e quais são as visualizações mais recentes do Google. Uma forma de ficar alerta às tendências e ainda analisar dados para compreender o cenário de buscas por palavras-chave a serem inseridas no seu release e outras divulgações à imprensa.

Google Adwords Keyword Planner

Uma forma de garantir a efetividade das suas estratégias de SEO é utilizar o planejador de palavras-chave do Google. Junto com o Google Trends, você pode analisar os dados da concorrência, ter novas ideias de palavras-chave e conferir o volume médio de buscas por palavras-chave no Google. Estas informações são decisivas para avaliar se vale ou não a pena escrever textos utilizando os termos que você definiu e ainda saber se compensa investir no Google AdWords, a plataforma de anúncios e links patrocinados do Google.

SEM Rush

Queridinho dos profissionais de marketing, o SEM Rush é também fundamental para os assessores de imprensa. Esta ferramenta te dá insumos para análises de inteligência de mercado, para que você possa planejar as suas divulgações de acordo com o posicionamento nos mecanismos de busca.

Você pode analisar onde sua palavra-chave está sendo utilizada, se existem links externos que direcionam para o seu site, saber quais palavras-chave direcionam mais para o site, entre outras funcionalidades.

Ahrefs

Similar ao SEM Rush, o Ahrefs disponibiliza dados e métricas para auxiliar os profissionais de marketing e assessoria de imprensa a tomar decisões estratégicas com mais precisão.  A plataforma apresenta informações relevantes para montagem de relatórios de assessoria de imprensa, principalmente a verificação de backlinks – indicação de sites que apontam links de referência para o site de seu cliente, bem como sua relevância.

Clipping e Monitoramento de Notícias

Talvez a ferramenta mais imprescindível para o assessor de imprensa é o clipping de notícias. Monitorar o que está sendo dito sobre o seu cliente, seus concorrentes, produtos e serviços é fundamental para evitar crises, identificar oportunidades e definir estratégias.

Você enviou o release à imprensa e não sabe qual a repercussão que ele ganhou? Sobretudo com a internet, atualmente ficou difícil apostar em um clipping feito manualmente, uma vez que as notícias são compartilhadas a cada segundo nos sites, blogs e nas mídias sociais.

Klipbox

O Klipbox é uma das melhores ferramentas de monitoramento de notícias online. A plataforma tem um sistema automatizado que busca e monitora notícias a partir de assuntos, o que economiza o tempo do assessor de imprensa e permite que as estratégias sejam executadas de forma assertiva.

Com a migração do conteúdo para o meio online, tornou-se mais fácil monitorar informações do interesse do usuário. O software monitora e indexa 24h por dia, durante 7 dias por semana, em mais de 30 mil veículos de notícia. A tecnologia lê e reconhece não só RSS, mas também notícias em site, blog, portais.

Os resultados ficam disponíveis de forma prática e objetiva e ainda cria relatórios, o que economiza o tempo do assessor de imprensa e ainda permite que ele compartilhe as notícias com o cliente de forma rápida.

Google Alerts

O Google Alerts é uma boa ferramenta gratuita para você cadastrar palavras-chave que deseja acompanhar e monitorar. Você recebe regularmente por e-mail as notícias e artigos presentes no Google sobre os temas determinados, o que é muito útil para auxiliar o assessor de imprensa a criar conteúdo a partir de referências e notícias.

Apesar de muito útil, o Google Alerts não entrega todas as notícias e nem fornece relatórios, portanto não é indicado que o assessor de imprensa utilize-o como um clipping.

Mídias sociais

A aplicação das técnicas de SEO na assessoria de imprensa não se restringe a textos produzidos para divulgação da marca e produtos em sites e blogs. Também no trabalho do assessor de imprensa nas redes sociais, a aplicação das técnicas se faz presente.

Os buscadores estão cada vez mais atentos ao material publicado nas redes sociais, por isso é necessário aplicar essas técnicas na criação de perfis como no Facebook e Twitter, e até mesmo em publicações de posts, já que elas também podem ser indexadas e exibidas nas páginas de respostas dos buscadores.

Além disso, as mídias sociais são uma ótima forma de garantir uma comunicação bilateral dinâmica com os públicos de seu cliente, uma vez que provoca compartilhamentos e comentários em tempo real, e você pode acompanhar os feedbacks.

Facebook Ads

O Facebook Ads é um dos modos com melhor custo benefício para se anunciar online. Mais de 1,8 bilhão de pessoas usam o Facebook mensalmente. Isso significa que o assessor de imprensa tem aí uma grande oportunidade para divulgar seus conteúdos e dar mais visibilidade para a marca e produtos do cliente.

Com um investimento baixo, a publicidade do Facebook permite que você alcance um número grande de pessoas, para que visualizem o seu conteúdo com mais facilidade. Além disso, você consegue ser extremamente específico no direcionamento para seu público-alvo, otimizando e restringindo o seu público por faixa etária, localização geográfica, interesses, entre outros critérios.

Facebook Live

O Facebook criou uma ferramenta incrível para compartilhamento de conteúdo ao vivo. Sempre que você, assessor de imprensa ou de comunicação, tiver uma notícia que possa ser dada em tempo real ao seu público, invista em filmar e transmiti-la pelo Facebook Live. Você pode acompanhar os comentários simultaneamente, ampliar o seu alcance, visibilidade e impacto nas pessoas e ainda gerar valor para a marca.

Banco de imagens

Em seu dia a dia, o assessor de imprensa necessita de utilizar imagens de alta qualidade em suas divulgações, seja para envio para sites e blogs como para posts em mídias sociais. Existem diversas ferramentas online que te permitem utilizar gratuitamente imagens de absolutamente tudo que você precisar.

Lembre-se sempre de dar crédito ao fotógrafo, para respeitar as normas de direitos autorais.

DepositPhotos

No DepositPhotos o assessor de imprensa pode encontrar fotos, imagens vetoriais e vídeos royalty-free diretamente do banco de imagens. Mais de 60 milhões de imagens de alta qualidade e filmagens em alta definição são disponibilizadas de forma gratuita ou a preços baixos para te auxiliar na criação de conteúdo.

Fotos Públicas

O Fotos Públicas é uma excelente alternativa para jornalistas e assessores de imprensa, pois é atualizado diariamente com a cobertura fotográfica dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Gestão de projetos

Trello

O Trello é uma ferramenta de gestão de projetos completa. É imprescindível que o assessor de imprensa tenha controle das tarefas da sua equipe e acompanhe o andamento de todas as atividades para garantir a entrega ao cliente.

O aplicativo é um organizador de tarefas em que você pode anotar ideias, pautas, agendar reuniões entre os integrantes da equipe e ainda acompanhar a entrega de cada tarefa, com seus determinados prazos e prioridades.

Toggl

O Toggl é uma ferramenta que auxilia o assessor de imprensa a controlar a sua produtividade, a partir de gestão de tempo. Sabemos que uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo assessor de imprensa é a corrida contra o tempo. Com deadlines acirrados, uma ótima estratégia é contar com o Toggl para cadastrar seus projetos e atividades para dar um start timer assim que iniciar determinada tarefa e pausar quando finalizá-la.

Você pode compartilhar esta ferramenta com seu cliente, assim ele acompanha o andamento das atividades, fica a par da carga horária dos serviços contratados e ainda pode receber relatórios personalizados para avaliar a performance da equipe.

Métricas

O trabalho do assessor de imprensa tem impacto direto nas estratégias das empresas e, por isso, devem ser mensurados. É necessário abrir mão do pensamento de que a comunicação é intangível e que não pode ser metrificada. Pelo contrário, existem ferramentas incríveis para mensurar os resultados das suas divulgações, o perfil e preferências dos seus públicos e saber os melhores locais, horários e mídias para atuar.

Google Analytics

É importante que o assessor de imprensa e comunicação acompanhe a movimentação nos sites dos clientes, uma vez que fornecem dados importantes sobre as preferências do seu público, conteúdos mais acessados no site, quais veículos e redes geraram mais visitas ao site e o número de acessos à página. Esses dados fornecidos pelo Google Analytics são essenciais para que o assessor de imprensa defina suas estratégias de divulgação de forma assertiva, em conjunto com a gestão das empresas.

Facebook Insights

O Facebook Insights tem a mesma lógica do Google Analytics, porém é utilizado para suas postagens no Facebook.

Com essa plataforma você tem acesso a informações estratégicas sobre a performance de sua fan page, melhores horários para postar, engajamento dos posts e dados para identificar a persona da sua audiência, de forma a evidenciar se você está sendo assertivo na segmentação do seu conteúdo.

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