7 Vantagens de usar um software de monitoramento de notícias

7 Vantagens de usar um software de monitoramento de notícias

Todo bom assessor de imprensa e comunicação sabe que uma estratégia efetiva deve passar por todos os passos – desde o planejamento, produção e envio de release para um bom mailing, follow-up e acompanhamento das entrevistas, até o monitoramento das notícias que saírem na mídia e o relatório com os resultados.

O acompanhamento das matérias é fundamental por vários motivos. Avaliar se a estratégia foi acertada, mensurar os resultados com mídia espontânea, definir se algum veículo ou jornalista merece maior atenção durante os trabalhos, e até gerenciar possíveis crises de imagem.

Porém, sabemos que fazer um clipping, sem ajuda tecnológica de um software de monitoramento de notícias, demanda tempo e compromete o rendimento no trabalho. Por isso, investir em uma ferramenta que realize o serviço por você pode ser uma forma de otimização e de geração de lucros.

Além disso, sem a ferramenta digital, o trabalho é passível de erros, pois o profissional pode deixar escapar alguma notícia relevante. Devemos lembrar que, com a internet, existem milhares de fontes que podem veicular os seus conteúdos e, sobretudo, replicá-los. Não temos mais controle dos canais de comunicação como tínhamos com veículos impressos, rádio e televisão.

Para rastreamento de portais, sites, blogs e mídias sociais, o profissional pode utilizar os sites de busca para fazer o clipping por conta própria. Porém, ao investir em um software de monitoramento, você garante os resultados e ainda otimiza seu tempo e seus recursos.

Existem algumas opções de softwares de monitoramento de notícias. Vamos falar do Klipbox, hoje referência no serviço de clipping e traz inúmeros benefícios. Veja aqui as diversas vantagens de se utilizar um clipping digital.

 

Não perca mais o seu tempo

 

A característica mais procurada em um clipping é que seja uma ferramenta que entregue os resultados da pesquisa em tempo real. Quanto mais precisa for uma informação e quanto mais rápido ela chegar aos assessores de imprensa e aos gestores das empresas, melhor.

O Klipbox faz o monitoramento e indexação de notícias, 24 horas por dia, 7 dias na semana. Isso reduz em 90% garante que nenhuma notícia seja perdida e ainda seja enviada rapidamente ao assessor e ao cliente.

O mercado é dinâmico, gira com muita intensidade e mudanças acontecem a todo tempo. Sobretudo com a internet e as mídias sociais, a troca de informações é feita em segundos, o que exige que as equipes de comunicação estejam sempre antenadas.

Tenha acesso às notícias que saírem em todo o mundo

 

O Klipbox tem abrangência internacional. Mesmo que o seu cliente assessorado atue apenas no Brasil, é imprescindível que ele esteja ciente do que está acontecendo e sendo dito sobre os seus concorrentes e sobre o segmento de mercado que ele atua.

O Klipbox utiliza mais de 30 mil fontes de notícias em todo o mundo para realizar o monitoramento. Além disso, gera um volume de mais de 3 milhões de notícias por mês para quem utiliza a plataforma.

Essa cobertura te dá todas as cartas para verificar as melhores práticas que estão sendo exercidas no mercado e, com isso, mudar ou ampliar as suas estratégias. Tudo que as empresas clientes querem é sair na frente dos concorrentes e gerar inovações no seu negócio.

 

Receba alertas por e-mail

 

Como o clipping é feito 24 horas por dia, o Klipbox permite que você receba alertas em tempo real, diariamente, no seu e-mail.

Você define os conteúdos e palavras-chave que deseja ser notificado e recebe as últimas notícias e menções sobre o tema.

 

Receba newsletters específicas sobre o que você quer

 

Sendo cliente do Klipbox, você tem a opção de receber newsletter exclusivas sobre temas que sabemos que você tem interesse. Tudo sobre clipping, releases, monitoramento, assessoria de imprensa 3.0, SEO, marketing de conteúdo e dicas gerais para melhorar o seu trabalho como assessor.

 

Compartilhe o clipping como quiser e com quem quiser

 

O profissional contrata um serviço de monitoramento de notícias precisa que os conteúdos rastreados sejam facilmente compartilhados. Geralmente, a agência de comunicação ou assessor de imprensa está distante do seu cliente, mas precisa deixa-lo a par das notícias com agilidade. Afinal, uma notícia que sai sobre a marca pode render em novas estratégias ou até mesmo em crises.

Por isso, o Klipbox oferece a possibilidade de compartilhar o conteúdo via Whatsapp. Atualmente, o Whatsapp é o aplicativo de mensagens mais utilizado pelos brasileiros, e tem a possibilidade de envio de imagens, vídeos e arquivos. Por isso, nada mais prático do que poder enviar o relatório de clipping pelo seu celular.

Além disso, o arquivo é organizado em um arquivo PDF, o que facilita a abertura em qualquer dispositivo e torna os relatórios clicáveis. O conteúdo também é salvo pelo Klipbox em um formato de link público, o que o torna acessível por qualquer pessoa, em qualquer lugar.

 

Saiba se sua notícia foi bem ou mal falada

 

Uma característica muito apreciada pelos assessores de imprensa em relação a uma boa ferramenta de monitoramento de notícias é a classificação das matérias. O Klipbox te mostra se a matéria foi positiva, negativa ou neutra.

Essa distinção é uma “mão na roda”, pois, ao classificar um conteúdo como negativo, o assessor pode dar mais atenção ao que foi veiculado, reporta-lo rapidamente ao cliente e pensar em estratégias de reversão.

Por outro lado, muitas matérias positivas indicam que o trabalho da assessoria de comunicação está sendo bem-sucedido e que a empresa está sendo bem citada pelos públicos de interesse.

 

Ajuste o monitoramento a hora que quiser

 

Outra funcionalidade que é imprescindível que o software que você contratou tenha é a possibilidade de ajustar o monitoramento a qualquer hora. Isso ajuda o assessor a focar em estratégias distintas com flexibilidade, sem depender de um contato demorado e burocrático com a empresa responsável pelo clipping.

Ajuste os filtros, as palavras-chave a serem rastreadas, a periodicidade no envio dos relatórios, dentre outras funções do monitoramento.

O Klipbox quer que o assessor tenha autonomia durante o monitoramento.

Monitoramento das Notícias

Como você pôde perceber, o Klipbox é uma solução inovadora para monitoramento de informação, com um robô de busca e indexação próprio desenvolvido pela própria equipe.

Dentre as vantagens que destacamos, o sistema oferece ainda uma área de estatísticas personalizadas que permitem acompanhamento da evolução da imagem na mídia e a construção de relacionamento com canais que mais publicaram notícias.

As informações monitoradas poderão embasar a tomada de decisão das empresas assessoradas, ao fornecerem com agilidade dados sobre mercado, clientes, concorrentes e o seu negócio.

O importante é que você não precisa mais ficar preocupado se perdeu alguma notícia importante sobre seu cliente ou negócio. O monitoramento de notícias está disponível para facilitar o seu trabalho e reduzir o tempo gasto com buscas, muitas vezes improdutivas, sobre determinados assuntos e palavras-chave.

Como você pôde ver, o clipping digital é mais eficiente, prático, rápido e rastreável. Você pode medir o impacto das notícias e sua repercussão nas mais diversas plataformas digitais. Você pode optar também, para não perder nenhum evento que envolva seu cliente, receber alertas e notificações via e-mail.

Assim, sobra mais tempo para você realizar outras atividades, como escrever releases, investir no relacionamento com jornalistas e blogueiros, pesquisar por novas fontes de formação de opinião e, até mesmo, captar novos clientes.

Para o seu cliente, a vantagem também é grande. Com a eficiência que o software entrega, a empresa pode investir em outras ferramentas para ampliar a sua visibilidade, pode estreitar o relacionamento com seus clientes e responder às demandas que forem monitoradas – descontinuar ou alterar um produto que esteja sendo mal falado, investir na inovação de processos, serviços e produtos e ganhar em competitividade!

 

Leave A Comment