Pular para o conteúdo
5 dicas para fazer um bom clipping digital

5 dicas para fazer um bom clipping digital

Compartilhe

Toda atividade profissional tem suas técnicas de trabalho e divulgação. No ramo do jornalismo, é muito comum a prática do clipping digital, uma técnica praticada por profissionais da área de assessoria de imprensa que consiste em procurar e juntar notícias e informações sobre certo assunto para utilizá-las depois. O termo vem do inglês e está relacionado ao verbo cortar, sendo que a palavra “clipping” é usada também para designar um recorte de jornal.

Veja como fazer um bom clipping digital seguindo essas 5 dicas!

Use sabiamente os buscadores

Os buscadores permitem que o profissional encontre as informações que precisa de forma rápida e eficiente. O importante é saber usar as palavras-chave adequadas para pesquisar. Por isso, o trabalho desenvolvido com as técnicas de SEO ajuda muito. O Google é a melhor fonte de pesquisa para suas notícias, mas outras ferramentas de busca podem ser usadas. Usar corretamente as tags e URLs vai facilitar seu trabalho, bem como o uso de keywords dentro de sites e blogs específicos. Reúna o maior número possível de notícias sobre o tema (análise quantitativa), pois assim terá maiores opções na hora de selecionar.

Selecione as informações

Recolhidas as informações, o profissional deve partir para a seleção e organização, separando as mais importantes das menos valiosas. Trata-se, agora, de uma análise qualitativa. Embora se fale em análise qualitativa, a seleção também requer uma análise quantitativa, considerando;

  • Aceitação da notícia em certas regiões;
  • Repercussão da informação;
  • Registros em capas e colunas de livros, revistas, jornais e outros periódicos.

A partir desses critérios, estima-se uma nota média para as informações recolhidas. A avaliação qualitativa é crítica, com comentários do profissional, propondo alterações, sugerindo ideias e apontando tendências.

A qualidade das notícias também está relacionada à forma de abordagem, ao perfil da empresa que vai utilizá-las, à concorrência da empresa (avaliando o mercado em que ela se desenvolve, a existência de outras marcas, quais as ações e perfis dessas marcas), ao público-alvo.

Organize as notícias

Os recortes devem ser organizados conforme um modelo padrão, relacionados de acordo com sua importância, com sumário sobre as notícias, página de assessoramento e retorno do assessor. Organizadas, as notícias, ou súmulas, devem apresentar:

  • Veículo de transmissão;
  • Título ou assunto;
  • Canal;
  • Programa;
  • Horário, data e endereço eletrônico da publicação;
  • Sinopse (resumindo o conteúdo da notícia).

Crie um arquivo

Reunidas as fontes de pesquisa, separadas e organizadas em folhas padronizadas, o profissional deve estabelecer com a empresa para a qual presta os serviços um prazo para a entrega de um arquivo com todas as informações recolhidas durante um determinado período. Esse arquivo pode vir em CD, pendrive, entre outros, a critério do contratante. Nesse caso, a entrega de arquivo pode ser mensal, semestral ou anual.

Utilize ferramentas úteis

Para facilitar o trabalho do profissional, ele poderá usar certas ferramentas para realizar seu clipping digital:

  • Keeb: permite guardar partes das páginas de pesquisa, não páginas completas;
  • Evernote clipper: acompanha o evernote, sendo uma extensão para navegadores como Firefox, Safari, Chrome, Explorer;
  • Favebucket: ferramenta com maior abrangência;
  • Klipbox: ferramenta muito completa, monitora mais de 16.000 fontes de todo o Brasil, na qual um robô de busca encontra, de forma automática, notícias sobre determinado assunto e as envia por e-mail, mantendo a empresa informada sobre concorrentes, mercado e opiniões do público.

Além do clipping digital, existe ainda o clipping impresso, mais tradicional, mas que vem cedendo lugar para o digital! Para garantir a realização de um clipping completo e de qualidade, contratar um profissional especializado pode ser uma ótima alternativa.

Como você costuma fazer seus clippings digitais? Já experimentou a ferramenta Klipbox? Deixe a sua opinião e suas dúvidas sobre o assunto. Compartilhe suas experiências!

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!