Clipping de Notícias – Controle o que estão dizendo sobre a sua empresa na internet

Clipping de Notícias – Controle o que estão dizendo sobre a sua empresa na internet

Os seus textos estão sendo compartilhados. E agora?

Sabemos que a internet alterou muito a relação entre os espectadores e a informação. Primeiramente, se considerarmos a explosão de conteúdos que são disponibilizados todos os dias nos sites, blogs e mídias sociais. Segundo, ao pensarmos que a internet possibilita e incentiva a interatividade e, portanto, o leitor pode opinar sobre os assuntos e, sobretudo, compartilhá-los. A demanda por informação cresce tanto quanto a oferta, uma vez que especialistas afirmam que nunca se leu tanto como atualmente.

Uma notícia veiculada em um ambiente online pode atingir proporções muitas vezes inimagináveis para o produtor do conteúdo e é por isso que empresas e assessorias de imprensa estão apostando cada vez mais no relacionamento com mídias digitais.

Pense na quantidade de informações que acessamos todos os dias pelo Facebook ou pelo Instagram. Quantas marcas passam os nossos olhos quando entramos nos portais, sites e blogs! A internet se tornou um campo vasto para divulgação das informações que as empresas têm interesse. Mas, ao mesmo tempo que essas mudanças são positivas, podem acarretar em crises e disseminação de informações erradas com muito mais facilidade.

Os veículos impressos, rádio e TV possuem seu papel que sabemos ser fundamental, mas os sites, blogs, influenciadores digitais e canais sociais se tornaram uma plataforma essencial. Neles, o assessor pode investir em retornos rápidos, conferir feedbacks, apostar em canais extremamente especializados para atingir os públicos certos e ainda contar com a abrangência da internet para ver seus textos “viralizarem” e se disseminarem por praças antes dificilmente alcançáveis. Uma matéria que antes saía em veículos locais, pode atingir em segundos espectadores de todo um país ou, até mesmo, ganhar uma proporção internacional.

Estas mudanças provocadas pela internet e este poder de disseminação criaram uma nova necessidade por parte das empresas e das assessorias de imprensa e comunicação: monitorar a repercussão dos textos e releases publicados, ampliando a abrangência do Clipping de Notícias.

Porém, diante de tantos veículos e tantos canais online para veiculação de notícias, como saber onde suas informações estão sendo inseridas?

Entenda melhor sobre o Clipping de Notícias

Se você se identificou com essa dificuldade para monitorar suas notícias, estamos aqui para te mostrar as ferramentas para realizar este trabalho.

O clipping de notícias serve para que você monitore o mercado, a empresa cliente e seus concorrentes, produtos e serviços. Podemos dizer que o clipping é um processo que consiste no monitoramento constante de matérias jornalísticas, para que sejam coletadas aquelas que fazem menção a uma determinada empresa. Com essas informações devidamente organizadas, é possível elaborar relatórios que auxiliam a empresa a disseminar informações de forma mais planejada, além de serem fundamentais para toda a gestão da informação.

Esta ferramenta permite que a assessoria aja preventivamente para conter crises de imagem, já que sem o monitoramento torna-se mais difícil identificar quaisquer matérias negativas sobre a empresa que possam estar circulando.

Além disso, a clipagem possui importância fundamental para a gestão integral da empresa, uma vez que possibilita o realinhamento de estratégias de marketing e de comunicação. As empresas que investem nesse serviço têm o objetivo de conhecer melhor o seu público, saber o que estão comentando e mencionando sobre elas, gerir a imagem de seus clientes, mensurar a aceitação dos produtos e serviços e, o mais importante, expor resultados.

Além de reunir as notícias em um mesmo documento para ser enviado ao cliente, é fundamental que o serviço de clipping de notícias apresente os pontos positivos e negativos que possam aparecer durante a coleta de dados. Este relatório deve ainda mostrar se o trabalho para conquistar mídia espontânea gerou uma economia em termos de publicidade e quanto foi esse valor publicado em mídia, caso tivesse sido investido em anúncios. Esta é uma ótima forma de apresentar à gestão da empresa os resultados dos esforços de otimização e a eficiência que a assessoria de imprensa e comunicação podem gerar.

Devido à revolução tecnológica, o clipping de notícias tem se tornado cada vez mais dinâmico. Atualmente, as empresas investem quantidades substanciais de recursos em sites, mídias sociais e blogs próprios, além de enviarem seus releases para veículos online especializados em seus conteúdos.

A velocidade da internet, bem como a rapidez com que ocorrem as respostas e feedbacks dos usuários logo após a veiculação do conteúdo, tornaram fundamental que o clipping seja uma ferramenta muito mais ágil. As empresas precisam saber a cada instante o que está sendo dito sobre elas e, por isso, torna-se mais importante a utilização de clipping digital.

Monitore as notícias e economize tempo e dinheiro

A grande disseminação de conteúdos provocadas pela internet inviabilizou o monitoramento à mão das notícias, que antes podia ser feito para veículos impressos, TV e rádio. Uma equipe interna da empresa poderia facilmente ficar responsável por fazer o Clipping de Notícias e localizar as menções sobre sua marca, seus concorrentes, seus produtos e serviços. Agora, mais do que nunca, as empresas e assessorias de imprensa dependem de ferramentas computadorizadas para realizar o monitoramento.

Se uma empresa não investir em terceiros para se fazer o clipping, a perda de tempo e investimento em todas as outras áreas relacionadas à publicidade de uma empresa será imensa, e isso resultará em perda de dinheiro. Assim, podemos dizer que o clipping é de certa forma, um método que se paga para economizar o tempo de vários outros setores.

Além disso, o objetivo principal do clipping é reunir as menções sobre a empresa cliente, mas sobretudo, sistematizar as informações e utilizá-las como ferramenta de Inteligência de Mercado. Ou seja, os dados coletados devem ser analisados e gerar insights para as empresas sobre seus negócios. Com o clipping de notícias você confere o que os seus públicos de interesse estão falando sobre você, se estão gostando ou não de seus produtos e serviços e se a imprensa está veiculando alguma matéria negativa. Desta forma, você pode gerenciar crises, descontinuar produtos, mudar estratégias e melhorar a eficiência de processos. E isso significa nada mais nada menos do que gerar economia de tempo e de recursos!

Com tantas plataformas existentes no mercado, como fazer uma escolha sobre o serviço de clipping de notícias?

A internet pode ser um terreno fértil para a divulgação negativa sobre uma empresa. Por esse motivo, os veículos online (como blogs, sites e as mídias sociais) precisam de uma atenção especial durante o clipping de notícias. Apenas alertas de notícias não são suficientes para cuidar desse monitoramento e, por isso, a assessoria de imprensa precisa analisar minuciosamente todas as plataformas.

E como nós sabemos, nem sempre o tempo é aliado dos jornalistas e assessores, então, é fundamental investir em ferramentas que automatizam a clipagem, mas que não comprometam a eficiência e a produtividade dessa atividade.

Klipbox é uma ferramenta de monitoramento e indexação de notícias online que realiza uma busca por meio de palavras-chave ou termos, em um banco de dados de mais de 30 mil fontes. As notícias que estiverem disponíveis no ambiente online e que apresentarem as palavras-chave serão reconhecidas e coletadas.

Essa indexação é feita durante 24h por dia, 7 dias da semana graças a nossa sofisticada tecnologia que lê e reconhece não só RSS, mas também notícias em site, blog, portais.

A partir do momento em que o monitoramento é criado, as notícias são buscadas e ficam disponíveis para o usuário de maneira rápida, prática e objetiva. Com o sistema de buscas focado exclusivamente em notícias você obtém resultados mais rápidos e certeiros.

Depois que você criar o seu monitoramento pelo Klipbox e coletar as notícias de seu interesse, você pode compartilhar o clipping enviando por e-mail, exportando para PDF ou para o Excel, imprimindo e até enviá-lo por Whatsapp com apenas um clique! Desta forma, você pode compartilhar com seu cliente os resultados do Clipping de Notícias em tempo real e garantir eficiência completa no seu trabalho.

Google Alerta

Existem no mercado outros sistemas presentes no que também fazem o trabalho de clipping online. Porém, observamos que eles não conseguem capturar o volume de notícias que o Klipbox é capaz, como também têm dificuldades de indexar automaticamente notícias de sites que não tem RSS.

O Google Alerts (ou alerta do Google), por exemplo, é uma ferramenta que auxilia no acompanhamento de palavras-chave, ações, conteúdo, entre outras aplicações cabíveis mediante cada necessidade. Pelo Google Alerts você deve inserir os termos de pesquisa ou a palavra-chave a ser monitorada e digitar sua consulta como se estivesse fazendo uma pesquisa no Google. Além disso, deve indicar qual será a fonte de informações (Notícias, Blogs, Vídeos e Discussões), inserir com que frequência deseja receber alertas e quantos resultados você verá em cada alerta.

Essa ferramenta lhe avisa quando tem notícias novas a respeito de algo que você configurou, porém apresenta uma falha que é fundamental para os assessores de imprensa: ele não te entrega todas as notícias e exibe somente as mais recentes que apareceram depois do alerta criado.

Além disso, o monitoramento e clipping de notícias não é o foco do Google, é apenas mais um serviço para interação com o usuários e valorização da marca. Por esse motivo, a plataforma pode ser ineficaz para os profissionais que desejam resultados rápidos, com mensuração e análise assertiva.

Leave A Comment