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Planejamento e monitoramento, o casamento que gera frutos

Planejamento e monitoramento, o casamento que gera frutos

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Um dia, há muito tempo, assistindo a um programa de auditório me deparei com uma disputa cuja pergunta inicial era: O que é mais importante para um casamento dar certo? Os participantes se apressaram em responder coisas como amor, paixão, fidelidade, e apenas um competidor mencionou a palavra que mais me chamou atenção: União. O fato de apenas um competidor ter lembrado da “união” serviu como um alerta metalinguístico de como esta palavra – e atitude – não tem sido resgatada na hora de colocar em prática os valores necessários para um bom casamento. Afinal, a união é o ponto chave de qualquer enlace que proponha objetivos comuns.

Trazendo esta discussão ao campo da comunicação e do marketing, celebramos o casamento do planejamento e do monitoramento. Este é o matrimônio que, em perfeita união, gera os frutos mais promissores.

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Quem pretende manter um bom funcionamento das atividades de marketing deve aprender a ouvir, pensar e agir da forma correta. A estratégia é observar (monitorar) e planejar. Em simultaneidade, as duas atividades promovem a força da ação comunicacional, alimentando, simultaneamente, uma a outra. O monitoramento gera dados ao planejamento que induz a atitude da empresa, que gera fluxo ao monitoramento e ajudam multuamente ao direcionamento dentro do trabalho. Porém é sempre bom lembrar que para conseguir um trabalho bem executado e bons resultados, contamos com algumas pequenas atitudes que facilitam na hora de tomar decisões certeiras.

Para iniciar as atividades é bom começar reavaliando o briefing em questão pelo simples fato de muitas empresas não terem de si uma imagem realmente condizente. Portanto faz bem analisar as informações e verificar o grau de verossimilhança entre visão e realidade. Exemplo: O produto a ser trabalhado realmente não conta com similares na concorrência? A concorrência apresentada está de acordo? Quem realmente compra este produto?

O próximo passo é medir forças. Mais precisamente a força, fraqueza, oportunidades e ameaças. Estas são as palavras-chave da análise SWOT que em Inglês atende pelo nome de Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats. Essa análise, como já esclarece o nome, permite observar o mercado e encontrar as possíveis vantagens que possuímos mediante a concorrência. Chave para estes achados: canal de “reclame aqui”, comentários espontâneos em redes e avaliações de vídeos ou blogs – quanto aos blogs, atenção àqueles dedicados à moda e cosméticos que se comprometem em avaliar e testar, por conta própria, produtos e lançamentos.

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Após a análise SWOT, vale identificar os padrões. Entender questões de horários, fluxos informacionais, reação de público e perceber a correlação entre atividades. É imprescindível também identificar os possíveis mobilizadores de opinião e estudar a forma de melhor interagir e agir ao seu favor. Estes agentes muitas vezes envolvem grupos de discussão, o que é uma mina de ouro para identificar interesses em comum como hábitos, regionalismos, etc, e achar novos caminhos para uma interação bem planejada e segura.

Feito todos estes passos, já temos condições de responder sobre qual rede social melhor atende ao público referente à marca. Seria o Facebook? Twitter? LinkedIn ou Google+? E a distribuição de vídeos? É melhor desenvolvida no Youtube? Vale a pena investir em um bom perfil no Instagram? Vale salientar que cada canal de comunicação tem um perfil padrão de usuários.

E para “sacramentar”, é sempre bom lembrar que este tipo de envolvimento e observação é válido tanto aplicado ao monitoramento de concorrência quanto ao de si próprio. E é sempre bom lembrar também que o monitoramento vai alimentar o planejamento de forma contínua. As duas atividades unidas de forma coesa vão terraplanar o espaço a se construída uma história de sucesso. Passo a passo, planejando, observando e agindo com inteligência para um enlace que dure para sempre.

Dica útil: O Klipbox é a ferramenta ideal para unir monitoramento e planejamento. O Klipbox realiza o monitoramento através de clipping e também da ferramenta Dashboard, que averigua menções, fluxos de informações de modo instantâneo em tempo real. Quer saber mais sobre o Klipbox e dar um up no casamento entre planejamento e monitoramento?

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Conteúdo publicado via Publicaí

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