Pular para o conteúdo
5 dicas para ser um ótimo assessor de imprensa

5 dicas para ser um ótimo assessor de imprensa

Compartilhe

 

A tarefa de um assessor de imprensa vai muito além da emissão de releases para jornais e outros canais de comunicação. O assessor desenvolve conteúdos, realiza pesquisas, prepara o cliente para uma entrevista e muitas outras tarefas. Logo, é de suma importância que, além de desempenhar todas estas funções, o assessor também saiba como mensurar o resultado de seus esforços. Pensando nisso, criamos uma lista com algumas dicas para você se tornar um assessor de imprensa de sucesso.

Esteja sempre alerta

É fundamental que um assessor de imprensa saiba aproveitar as oportunidades que aparecem para divulgar seu cliente sem perder o timming da situação. Muitas vezes oportunidades de divulgar o cliente são perdidas, pois o assessor estava alheio a uma determinada situação.

A leitura diária de jornais, revistas e tabloides é uma rotina a qual o assessor de imprensa deve seguir como se fosse um ritual, principalmente na área de atualidade. Afinal, a informação é o produto oferecido neste mercado.

Apesar de ser imprescindível que se aproveite estas oportunidades, lembre-se que nem tudo o que é informação é notícia. Disparar materiais sem um conteúdo que possua relevância para seu público e/ou para a imprensa fará com que seus esforços percam credibilidade.

Saiba qual é o alvo da informação

Um bom assessor de imprensa tem o dever de conhecer a fundo o público para o qual está direcionando as informações, a fim de se produzir conteúdos que tragam resultado. A definição dos canais a serem utilizados na divulgação de seu cliente, ocorre apoiada no perfil de leitores que se pretende alcançar com determinada matéria, reforçando mais uma vez a importância de conhecer para quem você está escrevendo.

Construa um relacionamento com a imprensa

Construir um relacionamento vai muito além de uma agenda com os contatos de todos os jornalistas de todos os canais de comunicação possíveis. Em momentos de adversidades, é importante que você possua a confiança e o apoio dos jornalistas, uma vez que eles podem ir contra ou a favor de sua empresa em um momento de crise, por exemplo.

Pratique sua escrita

Parece óbvio, mas dominar bem as técnicas de escrita pode ser a diferença entre uma publicação e uma recusa. Atualmente, as editoras trabalham com um pequeno efetivo de profissionais e um material bem escrito e bem embasado tem maiores chances de ser publicado, talvez até em sua totalidade.

Registre os resultados de seu trabalho

A realização de um trabalho de clipping da maneira correta é uma atividade árdua, mas que requer a total atenção de um assessor de imprensa, pois é através dele que se torna possível a comprovação dos resultados de um trabalho de assessoria bem-feito.

Esta tarefa pode ser delegada a um assistente, por exemplo, mas deve ser acompanhada de perto pelo assessor de imprensa, a fim de se obter o máximo de resultados, justificando o investimento em assessoria de imprensa.

Você também pode gostar: 3 dicas de como fazer clipagem digital com sucesso , Como o assessor de imprensa pode ajudar minha empresa?

E aí? Gostou de nossas dicas para se tornar um assessor de imprensa de sucesso? Deixe sua opinião ou dúvida nos comentários e compartilhe um pouco de sua experiência conosco!

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!