Pular para o conteúdo
Como divulgar seu negócio por meio de notícias

Como divulgar seu negócio por meio de notícias

Compartilhe

Existem diversas formas de impulsionar o seu negócio ou a sua empresa e o trabalho das assessorias de imprensa e comunicação é fundamental! Fazer a empresa ser vista não é tarefa simples, por isso vamos te mostrar como fazer com que isso aconteça por meio da veiculação e do monitoramento de notícias.

Com estas ferramentas, é possível divulgar seus produtos e serviços, rever suas estratégias corporativas, construir autoridade e reputação da marca, atrair clientes, analisar tendências e oportunidades e até mesmo monitorar seus concorrentes. Você pode utilizar estas estratégias em meio off-line e online, sempre priorizando pelo planejamento estratégico da empresa e pelo bom relacionamento com a imprensa, bloggers e formadores de opinião.

Use a internet a seu favor

Há algumas décadas escutamos que a internet é uma rede que, quando bem explorada, permite que os conteúdos sejam disseminados para todo o mundo, em altíssima velocidade. Porém, muitas vezes não sabemos como fazer para que sejam vistos, diante dos inúmeros textos, vídeos, músicas e imagens que são lançados a cada dia.

A assessoria de imprensa já faz muito bem o trabalho com a mídia tradicional, ao enviar seus releases para serem veiculados nos jornais, revistas e até no rádio e televisão. Porém, ser encontrado na internet de forma orgânica (sem pagar por anúncios e links patrocinados) é uma tarefa cada vez mais difícil. Por isso, invista na otimização dos seus textos utilizando as estratégias de SEO (Search Engine Optimization).

No ambiente digital, é necessário que você elabore seus press releases seguindo as boas práticas do Webwriting. Dessa forma, eles poderão ser efetivamente lidos por quem você deseja. Ao aplicar as técnicas de SEO, você garante uma maior exposição do conteúdo, uma vez que além do público que já acessa regularmente o site ou blog que a notícia for veiculada, é possível atrair também o público que realiza pesquisas no Google ou outros sites de busca.

Como posso adaptar os meus releases?

Um bom release para veiculação nos sites e blogs deve, principalmente, passar conhecimento aos leitores. Publicar conteúdo online é passar as mensagens que você deseja de forma autêntica, concisa e informativa.

Os usuários da web não dispendem mais o seu tempo para ler textos que não os interessem ou que não prendam a sua atenção. Por isso, não basta que você divulgue seus produtos e serviços, você deve incluir conteúdos interessantes que se relacionem com o assunto que você está divulgando.

Vamos te mostrar alguns passos básicos para incentivar que os usuários acessem o seu texto e para que ele fique bem posicionado no ranking do Google. A ideia aqui é que seu texto esteja presente em sites que tenham autoridade, para que o usuário localize seu conteúdo logo ao entrar no Google e ao pesquisar uma palavra relacionada ao tema.

Seja criativo nos títulos

O seu foco aqui é atrair a atenção dos leitores, portanto, capriche nos títulos e subtítulos! Eles serão o primeiro atrativo que irá fazer com que um usuário da internet localize o seu texto no Google ou outro site de busca e, de fato, clique para visualizar o conteúdo.

Escolha bem a sua palavra-chave

Dentre o conjunto de práticas de SEO, talvez a mais importante seja você definir bem a palavra-chave que deseja utilizar no texto. Ela deve ser baseada nas estratégias da empresa assessorada e deve ser repetida algumas vezes dentro

Algumas palavras são muito utilizadas por vários sites, por isso pode ser difícil que você crie um diferencial para o seu texto a partir delas. Tente seguir a diretriz da cauda longa. Palavras bem específicas a respeito do seu tema atrairão um público mais direcionado e farão com que seu texto seja referência dentre os outros que apresentam o mesmo tema.

Escolha sua persona

Existem diversos tipos de usuários na internet, que procuram pelos mais diversos conteúdos. Nem todos estarão interessados no que você tem a dizer e, menos ainda, irão consumir os seus produtos ou serão convertidos a fazer o que você precisa.

Provavelmente existe um perfil de pessoas que se interessam pelo seu segmento e que possuem comportamentos de consumo muito distintos.

Por isso, foque no seu público-alvo. Pense em sites e blogs que eles já acessam, adapte a linguagem ao perfil do seu público e tente imaginar as necessidades que aquela pessoa tem ao ler o seu texto. Como você pode de fato ajuda-la?

Lembre-se que atualmente o mercado não é mais composto por empresas que se comunicam de forma imperativa, com objetivo exclusivo de fazer com que o cliente consuma, mas de organizações vivas que estão abertas para a colaboração e troca com seus públicos.

Monitore as notícias constantemente

O monitoramento de notícias, ou clipping, já é muito conhecido pelas empresas e pelos assessores de imprensa por exibir as matérias que saem na mídia a respeito da marca. Porém, esta ferramenta apresenta diversos outros benefícios que você pode utilizar para alavancar o seu negócio.

Ao investir em uma boa ferramenta de clipagem digital, você tem a possibilidade de rastrear tudo que é dito e mencionado sobre sua empresa, em tempo real. Antes de definir suas estratégias de ação, lançar novos produtos ou serviços ou até mesmo retirá-los do mercado, abrir uma nova unidade, você deve estar atento às opiniões dos públicos que lhe interessam e das matérias que estão saindo sobre a empresa, o segmento que ela atua, o concorrente e diversas outras variáveis.

Pense que é imprescindível saber onde a empresa está pisando, com dados concretos e análises, para tomar decisões assertivas. Com o monitoramento de notícias você sai do mero “achismo”, para uma posição de inteligência e vantagem competitiva.

Confira 3 passos básicos para que a sua empresa ganhe confiança nas tomadas de decisão a partir do clipping:

 

  • Selecione as palavras-chave que você quer monitorar

 

É importante abranger não só o nome da empresa, mas dos concorrentes e, algumas vezes, dos gestores da empresa. Inclua os seus produtos e serviços e o segmento de mercado que atua. Além disso, em caso de estar analisando a possibilidade de abrir uma nova unidade, monitore como os seus concorrentes estão atuando nesse mercado e os hábitos de consumo das pessoas que vivem nessa praça.

Como exemplo, vamos supor que você seja assessor de imprensa de uma empresa de telefonia celular. Nesse caso, é indicado que você monitore, no Brasil, keywords (palavras-chave) como ‘Claro’, ‘Oi’, ‘Vivo’, ‘Tim’, ‘smartphone’, telefonia celular’, ‘portabilidade’, ‘4G’, ‘plano de internet’, ‘lojas de celular’, entre várias outras possibilidades.

Tudo irá depender do seu interesse estratégico no momento. Por isso, ao definir qual plataforma de clipagem digital você irá contratar, lembre-se de verificar se a inserção das palavras é flexível e facilmente manipulável.

 

  • Escolha as mídias que você quer monitorar

 

Todo assessor de imprensa sabe que existem alguns veículos que são mais estratégicos para realizar suas divulgações. Por isso, é importante sempre inclui-los no monitoramento. Além disso, sempre considere as mídias sociais além dos sites e blogs. Além de serem a mídia online mais ampla e de custo reduzido para disseminação de conteúdos, atualmente, esses são os canais mais acessados e mais dinâmicos, em que milhões de conteúdos são distribuídos diariamente e milhões de pessoas opinam sobre as notícias constantemente.

O que for veiculado nessas redes é de extrema importância para que você conheça os seus clientes, saiba o que estão dizendo sobre os concorrentes e os motivos de estarem consumindo um produto ou serviço em detrimento de outro.

 

  • Invista em uma ferramenta que tenha amplitude

 

Mas o que significa isso? Em suma, é optar por um software de monitoramento de notícias que faça o rastreamento em milhares de fontes, 24 horas por dia, 7 dias na semana.

O mercado está cada vez mais dinâmico e o trabalho das assessorias cada vez mais corrido. Quanto antes você for notificado sobre as notícias que saem sobre os seus assuntos de interesse, mais ágil será a tomada de decisão.

Além disso, é importante que você tenha conhecimento dos conteúdos que estão sendo disponibilizados não só na sua praça de atuação, mas em outras cidades e até mesmo internacionalmente. O campo da internet é muito vasto e existem sites e blogs que nem tomamos conhecimento, mas que podem replicar os conteúdos provenientes de outros sites mais robustos. Portanto, se você disparou o seu release para um determinado portal, ele pode ser facilmente replicado por veículos menores, que possuam um público que se interesse pelos assuntos que você ofertou.

A partir desse resultado, você pode traçar novas estratégias, visualizar a posição de seus concorrentes, gerenciar crises, antever oportunidades e vulnerabilidades, visualizar sua exposição e visibilidade, comunicar-se efetivamente com seu público, dentre outras vantagens.

Divulgue seu negócio sem gastar muito

Ao construir boas notícias, você poderá ampliar as chances de elas serem compartilhadas no ambiente online e poderá estar mais bem posicionada nos sites de busca, o que fará com que mais pessoas visualizem os seus conteúdos.

Além disso, ao focar no seu público-alvo e em mídias especializadas, você irá atrair pessoas mais qualificadas, o que poderá resultar em um retorno melhor em relação ao que você deseja. Uma pessoa que se interesse pelo tema tem muito mais chance de consumir, de se inscrever para receber as suas novidades, de te seguir nas redes sociais.

Mas, talvez a maior vantagem de divulgar seu negócio por meio de notícias está no fato de ser uma estratégia barata e que dá retorno garantido do investimento. A criação dos releases e divulgação para meios online é um trabalho já habitual das assessorias de imprensa, por isso a empresa não dependerá de novos gastos. Basta que você como assessor saiba colocar em prática as diretrizes de SEO.

As ferramentas de clipagem digital são um recurso com ótimo custo-benefício, quando você considera que são úteis em todas as etapas das tomadas de decisão – desde o planejamento das ações, à execução e mensuração dos resultados. Além disso, ao realizar um monitoramento por meio de clipping tradicional, você perde muito tempo de trabalho para tentar fazer o rastreamento das notícias, sendo que poderia estar investindo seu tempo em outras atividades. O clipping automatizado economiza esse tempo e ainda oferece resultados muito mais precisos e abrangentes.

 

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!