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Como escrever títulos de release que todo repórter adora

Como escrever títulos de release que todo repórter adora

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A cada ano que se passa, é possível ver diversas mudanças na indústria que impactam a produção, distribuição e uso dos Press Release. É necessário analisar as mudanças técnicas e comportamentais que podem afetar a produção, visibilidade e até mesmo a decisão da montagem do título de press release, para que você, como assessor, continue funcional.

Após a aquisição das informações das mudanças ocorridas, é necessário as analisar para melhorar a taxa de sucesso na produção de um texto, em todo seu conteúdo, inclusive no título de press release.

Uma das perguntas mais frequentes a pessoas já experientes no mercado de assessoria de imprensa é “como se faz bom título de press release?” Todo bom assessor de imprensa sabe o valor de um bom título. O título será o primeiro contato dos jornalistas com seu texto, e também será o primeiro contato dos clientes com esse mesmo texto, quando for publicado.

Um título de press release forte, chamativo e único tem o poder de atrair sua devida atenção até de outros públicos distintos, distantes desse assunto. Para tal, o segredo de um bom título de press release, é ele conseguir conciliar ser um título atraente e informativo. No título você não pode já soltar todas as informações, somente o suficiente para atrair olhares curiosos.

Caso você solte todas as informações logo no título, a construção do texto a partir daí será completamente inútil. Você deve então construir um bom título de press release para que ele mantenha ainda um pouco de informação. O artigo pode ser excelente, mas se as informações contidas no artigo forem resumidas no título, ninguém irá prestar atenção no conteúdo.

A construção de um título de press release

Não existe uma ciência exata ou fórmula para se fazer um bom título de press release, porém, algumas características são encontradas na grande maioria dos Press Release, e se tornaram quase mandatórias na construção dos títulos.

Há, claro, variações de acordo com necessidades próprias de diferentes enfoques, mas o mais comum é sempre encontrar uma somatória entre palavras-chave, adjetivos, gatilhos e uma promessa.  Os gatilhos costumam ser perguntas, como “quem, onde, quando ou como”. Palavras de persuasão também são usada no lugar de palavras de pergunta.

Querendo ou não usar essa fórmula, é importante se lembrar de usar as palavras mais atrativas, ou até mesmo a frase mais atrativa que consiga montar em seu press release no seu título. O título de press release, para muitos, é a parte considerada mais importante de todas.

Justamente por isso, quando se está fazendo um press release, é muito comum se fazer o título somente depois de se ter terminado o artigo. Isso irá garantir que você já tenha todos os dados, palavras-chave e informações importantes, para então conseguir montar o título com maior atenção, cautela, precisão e perfeição.

O segredo da escolha de palavras-chave

As palavras-chave são palavras ou termos que são usados com uma certa frequência na indústria, por seus colegas, por repórteres e por consumidores, relacionando tais palavras e termos a um específico serviço ou produto.

Para auxiliar na construção do título com palavras-chave, enquanto você está escrevendo o seu Press release, sublinhe todas as palavras e termos mais populares atualmente na indústria, para que você os encontre com maior facilidade quando for fazer o título.

Escolha somente as palavras-chave que são relevantes e pertinentes ao assunto que está escrevendo, e que você sabe que irá atrair maior atenção dos leitores. Nunca foque em palavras-chave irrelevantes aos objetivos do texto que foi escrito, ou que fogem demais do assunto, isso tira qualidade do seu texto.

Como ter certeza da sua escolha de palavras-chave

Após selecionar as palavras-chave de maior relevância e os termos mais interessantes no seu Press-release, antes de ir fazer seu título de press release, o ideal é usar um testador de palavras-chave. Dos diversos disponíveis, uma excelente opção é o Google Trends, serviço gratuito do Google.

O Google Trends é usado por escritores, criadores de conteúdo, marqueteiros e profissionais do mundo da assessoria de imprensa para informar sobre o que as pessoas estão pesquisando no Google. Basta acessar essa ferramenta, digitar palavras, termos ou frases, e você verá quais termos mais relacionados estão sendo constantemente mais buscados pelo povo.

Caso vá usar o Google Trends, vamos te dar algumas boas dicas a serem seguidas. Primeiramente, tenha certeza de colocar a localização como seu país, pois o Google Trends mostra as buscas definidas por relevância local.

Caso esteja fazendo um Press-release para um blog, o ideal é colocar resultados para os últimos 30 dias, mas caso esteja escrevendo para meios de notícia e comunicação, o ideal, por ser uma mídia mais dinâmica e distinta, é configurar para mostrar resultados dos últimos 7 dias.

Identifique os termos e frases mais relevantes de seu Press release e os escreva no Google Trends. Irá aparecer uma série de termos em ordem. Anote os termos e palavras-chave que aparecerem com maior relevância.

Quando terminar sua lista, revise as palavras-chave e termos mais popularmente usados em relação a seu tema, revise seu próprio texto de acordo com as palavras-chave, e por fim, escolha a de maior relevância para colocar em seu título, modificando o que for necessário.

Continue monitorando os resultados de pesquisa dias e semanas depois, caso vá fazer um artigo com o mesmo assunto posteriormente, para conseguir adequar os termos usados de acordo com os termos mais relevantes no momento.

Quão longo deve ser o título?

Apesar de títulos menores ser basicamente a norma, seu título deve ser grande o suficiente para prover uma boa quantia de informações a seu leitor. Dependendo das palavras-chave e tema, pode ser requerido um título maior para se encaixar nos padrões, porém, títulos costumam ter pelo menos 8 palavras e não costumam passar de 15 palavras.

Muitos editais tem um número mínimo e máximo de caracteres a ser usado como base. Números comuns são no mínimo 55 caracteres e no máximo 70. Alguns editais contam espaço e outros não, então sempre se informe para conseguir montar o melhor título possível para seu Press release.

Conteúdo publicado via Publicaí

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