Impulsione suas estratégias de marketing com o clipping de notícias

Impulsione suas estratégias de marketing com o clipping de notícias

Para saber se as estratégias de marketing de uma empresa estão gerando os resultados esperados e planejados, é preciso acompanhar o que está sendo dito na mídia sobre ela. Nada melhor do que monitorar as notícias, já que elas funcionam como um espelho da opinião pública.

As estratégias de marketing têm a intenção de afirmar e consolidar o posicionamento da empresa no mercado e evidenciar para os stakeholders quais os valores da marca, as vantagens dos seus produtos e serviços e, com isso, resultar em vendas e faturamento.

Porém, mesmo que nosso planejamento esteja muito estruturado e redondo, algumas vezes o que comunicamos pode ser mal interpretado, as pessoas podem reagir de forma negativa ao lançamento de um produto ou algum fator externo pode acontecer no mundo e modificar a estratégia por completo.

Por isso, é necessário estar atento às notícias e o clipping é a melhor forma de monitorá-las.

Mas, do que se trata o clipping de notícias?

O clipping é a compilação de todas as matérias que saem na mídia sobre os assuntos que você deseja monitorar.

Com ferramentas digitais, você consegue rastrear as notícias 24 horas por dia, 7 dias na semana, o que te dá garantia de não perder nenhuma informação. O monitoramento é feito por meio de palavras-chave, que você escolhe de acordo com as suas estratégias.

Você pode (e deve) acompanhar as menções sobre a sua marca, seus produtos, seu segmento de mercado e sobre os seus principais concorrentes.

O software de monitoramento poderá analisar as mídias tradicionais – jornais, revistas, televisão e rádio – além dos sites e blogs. Uma das maiores vantagens das clipadoras atuais é a possibilidade de monitorar as mídias sociais.

Você consegue, de forma personalizada, acompanhar os comentários das pessoas sobre a sua marca e seus produtos, saber quais conteúdos estão sendo mais compartilhados (e com isso avaliar o porquê), as reações e interações que elas estão tendo com a sua empresa.

Monitore o que for mais relevante para sua estratégia

Ao monitorar a sua marca você pode acompanhar o surgimento de possíveis crises de imagem e evita-las. Caso não seja possível evita-las, já que as informações correm muito rápido, você terá dados embasados para gerenciá-las, responder com inteligência às críticas e se redimir com autoridade, se necessário.

Ao inserir o nome da sua empresa nos campos de triagem do clipping, você também acompanha o que as pessoas estão pensando sobre sua marca. Comentários positivos ou negativos nas mídias sociais, matérias que saíram na imprensa.

A sua marca é o seu maior bem no mercado e, por isso, esteja sempre atento ao que pode interferir na sua reputação e nos seus resultados.

Monitore também seus produtos, já que um dos objetivos de marketing é avaliar como os clientes e seus públicos de interesse percebem o seu produto e serviço. As impressões presentes nas mídias podem gerar insights para que você altere seu produto, a embalagem, a forma de distribuição, as praças que você atende ou até mesmo decidir descontinuar a produção.

Saber o que as pessoas pensam e conhecer as novidades do mercado são muito importantes para você ser mais admirado pelo público. Por isso, monitore as tendências de mercado. Ao analisar os temas que estão sendo mencionados nas mídias, você pode descobrir novas oportunidades de atuação, detectar novos hábitos de consumo dos seus clientes e, assim, inovar nos seus processos.

Uma das vantagens que a internet trouxe foi poder monitorar diversos assuntos diferentes de forma simples e rápida. Por isso, tornou-se mais fácil monitorar seus concorrentes.

Conheça o que os seus competidores estão realizando de positivo ou negativo, como eles estão atraindo a atenção da mídia e dos clientes, os motivos de seus clientes preferirem os produtos concorrente ao invés do seu, dentre outras vantagens. O clipping permite que você faça um breve benchmarking sem ir pessoalmente à empresa concorrente.

Como o clipping de notícias pode alavancar as suas estratégias?

As vantagens do clipping extrapolam o fato de serem compiladores de notícias. Além de ter acesso a tudo que sai na mídia, você tem a possibilidade de criar relatórios relacionados a estas informações e gerar análises preciosas a partir delas.

O clipping é uma das principais fontes de informação para que você crie inteligência de mercado para sua empresa. Como se tornou possível monitorar todo o macro e microambiente da sua empresa, você passou a ter em mãos informações que permitem tomar decisões de forma embasada.

Para exemplificar, vamos supor que a partir do clipping de notícias você analisou que em uma região específica as pessoas não estão reagindo bem a seu produto. Críticas estão surgindo nas mídias sociais, a imprensa não está divulgando ou até mesmo está gerando matérias negativas.

Está aí uma oportunidade de você avaliar os motivos desse fato estar ocorrendo. Será que elas preferem os produtos do seu concorrente? Por quê? Os pontos de venda nessa região estão adequados? Quais os hábitos de consumo e o comportamento das pessoas inseridas nessa cultura?

E, a partir dessas aferições, você pode estudar com as equipes de marketing, produto, tecnologia, como fazer para atender melhor àquela região.

A ideia aqui é fazer do clipping um insumo para gerar vantagem competitiva. Porter, um dos grandes pensadores do marketing, já dizia que é necessário obter requisitos e desenvolver atributos que nos propiciem melhores condições de competir em relação às condições de nossos oponentes. Isso significa criar formas de superar os nossos concorrentes e conquistar a admiração do públicos que nos interessam.

O que considerar ao começar a utilizar o clipping de notícias?

Legal, agora que você entendeu a importância de se investir em um clipping, saiba como optar pela ferramenta correta para você e o que você deve procurar quando for contratar para a sua empresa.

 

  • Economize tempo

 

Para começar, procure uma ferramenta digital, para economizar o tempo da sua equipe. Tradicionalmente, o clipping era feito à mão, com pilhas de jornais e revistas e profissionais recortando minuciosa e exaustivamente as notícias.

Atualmente, existem diversas ferramentas online que fazem todo o trabalho para você. O Klipbox é um desses softwares que vieram para facilitar a sua vida.

Com uma triagem que acontece incessantemente, ele capta tudo que sair na mídia sobre as palavras-chave que você determinar, fruto de uma pesquisa por mais de 20 mil fontes diferentes.

Você tem acesso às menções em todo o mundo, em tempo real, e recebe o clipping diariamente com os resultados.

Lembre-se que quanto mais precisa for uma informação e quanto mais rápido ela chegar até os gestores das empresas e os profissionais de marketing, melhor.

O Klipbox é uma dessas ferramentas e oferece um serviço 90% mais rápido que o método tradicional, por ter uma tecnologia que lê e reconhece não só RSS, mas também notícias em site, blog, portais.

 

  • Filtre suas buscas

 

Com um volume tão grande de informações, é importante que você tenha formas de filtrar os resultados.  Por isso, é interessante que a ferramenta de monitoramento ofereça uma busca facilitada, com opções de filtros específicos.

Categorias como idiomas, data, horário de postagem, palavras-chave, meios de veiculação (se é um blog, site e outros), facilitam muito o trabalho.

Além disso, quando o clipping é exibido, nada melhor que a notícia vir classificada como positiva, neutra ou negativa. Algumas ferramentas fazem essa distinção por cor, para que fique claro os pontos que merecem maior atenção.

 

  • Lembre-se de que isso deve ser facilmente compartilhado

 

Algumas vezes, as matérias que são veiculadas sobre os nossos clientes ou sobre os pontos que temos interesse em monitorar são muito extensas. Ou ainda, a empresa clipadora envia o arquivo com um formato pesado, que não pode ser encaminhado via e-mail.

As ferramentas de monitoramento automatizado devem solucionar esse problema. É imprescindível que o clipping possa ser enviado via e-mail ou na plataforma que você desejar. Algumas empresas, como o Klipbox, facilitaram tanto o compartilhamento das notícias que o seu clipping pode ser enviado via Whatsapp.

Essa agilidade é um diferencial essencial para garantir que as notícias sejam enviadas rapidamente e que as tomadas de decisão possam ser feitas com informações mais embasadas.

 

  • Retire o máximo possível de informações para alavancar suas estratégias

 

Por fim, o mais importante ao contratar um clipping de notícias é lembrar que esta é uma ferramenta que deve ser utilizada com inteligência, já que ela pode impulsionar as suas estratégias.

Ao receber os resultados do monitoramento, lembre-se de salvá-las em pastas, de forma sistematizada e que seja de fácil acesso.

Determine um período para analisar os resultados, criar relatórios que evidenciem as suas observações. Com o clipping é possível fazer análises quantitativas de várias maneiras e também análises qualitativas.

Especifique pontos importantes como análises de comportamento do consumidor, as mídias que estão veiculando suas notícias, dados demográficos e perfil dos seus clientes, veja quanto as estratégias de comunicação estão sendo efetivas e economizando investimento em anúncios só com mídia espontânea.

São diversos os insights que surgem quando você começa a explorar o clipping. Lembre-se sempre de avaliar se as menções sobre a empresa estão alinhadas ao posicionamento que a empresa deseja ter no mercado. E use e abuse da ferramenta para te ajudar a fazer os devidos ajustes às suas estratégias!

 

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