Marketing de conteúdos – Por que é que é uma boa estratégia?

Marketing de conteúdos – Por que é que é uma boa estratégia?

Hoje em dia, cada vez mais é referenciado que qualquer estratégia empresarial tem que abranger marketing de conteúdos. No entanto nem todas as empresas entendem porque que é importante que esta estratégia esteja bem delineada.

O que é o marketing de conteúdos?

Pois bem, para criar loja virtual bem-sucedida, é preciso muito mais do que ter simplesmente uma estratégia de marketing digital.

De forma simples, um dos pontos a ter em conta é o marketing de conteúdos.

E o que é o marketing de conteúdos? É qualquer forma de marketing que envolva a criação e compartilhamento de conteúdos que sirvam para adquirir e educar clientes.

Este conteúdo pode assumir diversas formas como notícias, ebook, blogs, artigos, vídeos, webinars, guias, lista de perguntas e respostas, ou seja, tudo o que você consiga fazer e que gere informações verdadeiras e úteis para os seus clientes.

Uma estratégia de marketing de conteúdos, não se foca exclusivamente nas vendas (é óbvio que esse é um dos pontos importantes, no entanto não é o principal), mas sim, em comunicar a marca (e o conhecimento que esta tem sobre determinado assunto ou produto) diretamente aos clientes ou potenciais clientes (leads).

Este conceito, visa a comunicação direta com o cliente ou lead, de forma a fidelizá-lo (mesmo que o cliente não dê por isso) à marca, e levando para que haja um aumento cada vez maior da notoriedade da mesma junto do mercado.

Ao ter uma estratégia de conteúdos definida, você vai se aproximando do cliente e sanando as suas dúvidas e objeções ao longo do funil de vendas.

Principais objetivos do marketing de conteúdos

Tal como dissemos anteriormente, o principal objetivo desta estratégia é educar clientes, no entanto, como é obvio não é apenas o único. Apresentamos em seguida alguns dos principais objetivos de uma estratégia focada em Marketing de conteúdos:

  • Fidelização do cliente à marca;
  • Aumento de vendas;
  • Aumento da notoriedade de marca (para isto é preciso criar logotipo que seja simples de memorizar);
  • Engajamento com clientes e potenciais clientes;
  • Geração de leads.

Uma boa estratégia de marketing de conteúdos está firmada em 4 pilares fundamentais:

  • Atrair - Através da produção de conteúdos em ebooks, webinars, infográficos, artigos, palestras, emails, redes sociais… O que importa é você atrair o cliente e despertar a atenção dele para a sua empresa;
  • Converter - Quando alguém já mostrou interesse no que você faz, deve aprofundar os seus contatos, através do envio de materiais mais aprofundados, envio de promoções, encaminhamento para landing pages mais comerciais, envio de e-mails personalizados;
  • Relacionar - Deve tentar manter sempre um relacionamento mais pessoal com os usuários que já lhe deram feedback positivo relativo à sua marca. Pode relacionar-se com eles através de email marketing, redes sociais e envio de conteúdos adicionais em primeira mão.
  • Vender - Esta é a última fase do funil de vendas, e se já chegou nesta fase é importante que você continue sempre mantendo o contato com o cliente para que ele se sinta importante e valorizado. Todos os clientes são importantes.

Como vê, o marketing de conteúdos pode ser uma forma muito eficaz de aumentar as suas vendas.

2018-02-23T16:57:43+00:00 By |1tp, dicas, marketing digital|

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