O que é um backlink e como ele afeta o meu release?

O que é um backlink e como ele afeta o meu release?

O que é um backlink e como ele afeta o meu press release? 

Hoje, a importância das mídias digitais como propagadoras de notícias é algo incontestável. Por meio da internet é possível encontrar informações sobre as mais diversas categorias e estilos.

Sendo assim, é indispensável que o conteúdo publicado nessas mídias, como sites ou blogs, seja de qualidade e relevância. Um conteúdo bem trabalhado, com técnicas específicas de produção de conteúdo para a internet, é a chave mestre para a credibilidade e para que a empresa assuma uma boa colocação nos sites de buscas, como o Google.

Neste contexto, é de suma importância entender alguns conceitos usados atualmente no marketing digital: o backlink e sua relação com os press releases.

O que é um backlink?

Antes de explicar o que é um backlink, você precisa entender que a construção de uma boa reputação na web é importantíssima para a sua colocação no ranking dos buscadores. De modo geral, o algoritmo que faz as buscas do Google analisa essa reputação por meio de alguns links externos que mencionam o conteúdo que você publicou em seu site.

Estes links externos são os chamados backlinks, ou seja, as citações de links em outros sites que direcionam para a sua página e identificam o valor do seu site. Uma página ideal é aquela que tem um conteúdo de qualidade, relevância e, principalmente, que contenha as principais técnicas de SEO (Search Engine Optimization).  

Estas técnicas são voltadas para a otimização de sites e visam melhorar o posicionamento nos resultados dos mecanismos de busca.

E o que são press releases?

Um press release é um comunicado de imprensa, ou seja, um documento que irá informar aos veículos de comunicação, mídia em geral e sociedade sobre as ações de uma empresa, por exemplo. Geralmente, a assessoria de imprensa ou a área de marketing da organização fica responsável pela produção e divulgação dos press releases.

Já não é mais novidade dizer que a mídia digital atual possui algumas normas e técnicas específicas bem diferentes da mídia impressa. O problema é que muitos profissionais de marketing acabam ignorando estas características. O resultado? A divulgação do mesmo texto do press release para centenas de sites ou blogs relacionados ao assunto.

Além da “notícia requentada”, o Google também penaliza estes sites no quesito qualidade e relevância. Afinal, seu conteúdo é exatamente o mesmo de outras páginas. Se você leu todo o artigo até aqui, já deve ter notado que se tratando de backlinks e SEO isso é muito ruim.

Backlinks X press releases: o que fazer?

Da mesma forma que um site, um press release também deve ser otimizado com técnicas SEO. Isso irá colaborar para que as pessoas, ao buscarem sobre a sua empresa nos mecanismos de busca, encontrem notícias relevantes relacionadas a você ou sua empresa. Além disso, um comunicado tem fortes chances de receber backlinks.

Ao ser indicado por outros sites, ele subirá nas buscas do Google, sendo encontrado por muito mais pessoas!

Uma das técnicas importantes para resolver o problema da qualidade e divulgação dos mesmos press releases é a chamada Article Spinning. Quer saber mais?

Agora, deixe o seu comentário abaixo. Sucesso!

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