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Conteúdo pode prejudicar a imagem do seu cliente?

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Pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação (Cetic.br), entre setembro de 2013 e fevereiro de 2014, indica que os internautas já representam mais da metade da população brasileira: são 85,9 milhões de pessoas com mais de 10 anos de idade. Acessam a internet por computadores, mas muito mais por notebooks, tablets e celulares. O que tudo isso por representar para a imagem das empresas, se perguntam os profissionais da área de comunicação. Tudo, podemos responder. Imagine que a sua empresa é fabricante de eletrodomésticos e mantenha unidades em cidades tão distantes do eixo Sul-Sudeste, como Catolé do Rocha, na Paraíba, ou Juruena, no Mato Grosso. Um belo dia, alguém denuncia ao Ministério Público local que há menores trabalhando para a transportadora que presta serviços terceirizados para uma dessas unidades. O jornalista local, que mantém um blog lido em toda a região, posta a informação, sem mesmo conversar com a diretoria da empresa. Resultado: um jornalista de São Paulo, da área de negócios, que mantém uma ferramenta de alerta sobre informações online a respeito de grandes empresas, toma conhecimento do fato no mesmo dia! E, nessa hora,você terá que correr atrás para explicar como isso aconteceu com um fornecedor da empresa para quem você trabalha.

Assim como um quebra-quebra em Florianópolis pode repercutir na imprensa internacional e causar constrangimento na matriz de uma multinacional instalada em Santa Catarina, ou mesmo deixar em alerta outros potenciais investidores estrangeiros, uma notícia publicada no blog de Catolé do Rocha pode ter o mesmo efeito negativo no mercado brasileiro. Quanto mais as pessoas acessam a internet, mais se expande a mídia online, e, em consequência, mais estragos na imagem de uma empresa podem ocorrer. Entretanto, mesmo os blogs sérios, desde que tenham acesso a essa mencionada denúncia no Ministério Público, também poderão postá-la, com a única diferença que procurarão primeiro ouvir a diretoria da empresa.

Como profissional de comunicação antenada, você já está pensando em solicitar ao pessoal de clipping que acompanha as redes sociais para agregar mais este serviço. Não faça isto, cada um dos serviços tem a sua especialidade. Existem mais de 10 mil blogs atuantes no Brasil, acredita? Dessa forma, assim como vale a pena contratar clipping só para mídia impressa e outro só para de redes sociais, também vale a pena procurar por empresas especializadas na clipagem de blogs e portais de notícias. Você sabe que não pode ser surpreendida pelos milhares de blogueiros atuantes pelo Brasil afora. Ainda mais que a audiência online só tende a crescer no Brasil. Para se ter uma ideia, os brasileiros já trocaram a televisão pela internet, segundo pesquisa do Ibope. São 3 horas e 39 minutos na internet todos os dias, e 10 minutos a menos em frente à televisão (3 horas e 29 minutos).

Esta dica da importância de se antecipar às notícias que circulam nos blogs foi importante para o seu trabalho? Compartilhe conosco como tem conduzido sua clipagem frente à estratégia de negócios do cliente:

 

Conteúdo publicado via Publicaí

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