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5 dicas infalíveis para seu departamento de clipping

5 dicas infalíveis para seu departamento de clipping

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Por esta você não esperava: ouvir críticas ao Relatório de Clipping na reunião mensal com seu maior cliente. No último mês, o trabalho da agência foi ótimo. Houve até uma coletiva com 10 jornalistas presentes, a maioria dos principais veículos. E agora ser surpreendida por reclamações?  Talvez você não tenha percebido que o clipping é uma das principais métricas do trabalho de assessoria de imprensa por parte do cliente, é uma comprovação de que as tarefas estão sendo cumpridas e as metas atendidas. E como bom administrador atento a uma boa relação custo/benefício para a empresa, é provável que dê mais valor ao clipping do que você.

Não se desespere, preparamos cinco dicas importantes para você atender melhor seu cliente. Comece com uma reunião com o pessoal do clipping. Não para cobrar, mas para entender o que está acontecendo. São quatro profissionais, três moças recém-formadas e um jovem estagiário, todos com um gás enorme em relação à agência. Na conversa, porém, você perceberá que, com relação ao clipping, a maioria considera o trabalho chato e burocrático.

Dica nº 1: Para fazer um bom trabalho, é preciso gostar do que se faz

Considere que os funcionários insatisfeitos com a atividade, mas motivados em relação às demais, podem ser treinados pelo Atendimento e render mais para a agência. Mas e o Clipping? Calma, temos mais dicas.

Descubra nessa conversa os pontos de gargalo da área. Provavelmente você ficará sabendo que as segundas e terças-feiras são enlouquecedoras. Como precisam ler os principais jornais e revistas, nesses dois dias eles se acumulam e, além disso, com o monitoramento diário dos principais portais e blogs, dá para perceber o acúmulo de tarefas. Na sequência, você fica sabendo que, a partir das quarta-feiras, eles começam a preparar os Relatórios de Clipping de oito clientes da agência para serem entregues na sexta. Na semana seguinte serão Relatórios de mais sete clientes, uma vez que a entrega é quinzenal.

Dica nº 2: Trabalho insano não pode sair bem feito. Você precisa racionalizar isso

Mas como? Siga em frente.

Você percebeu que não sobra tempo para a equipe fazer o que de fato é importante: produzir estatísticas inteligentes sobre o material coletado. Como avaliar a evolução de imagem, se mal conseguem catalogar notícias positivas e negativas? Você sabe que uma notinha positiva na revista Veja vale mais do que uma página inteira em um jornal em região sem interesse para o cliente. Você nem está falando da importância de posts em blogs importantes, nem em portais de notícias.

Dica nº 3: Uma avaliação tão importante como medir evolução de imagem não pode ficar com quem faz recortes, corre atrás de posts e gravações pontuais e ainda faz relatórios

Essa tarefa precisa ser feita por um profissional livre para pensar estrategicamente. Ainda não descobriu aonde queremos chegar?  Sabia que existem empresas de clipping online automatizado, que geram estatísticas das informações do tipo positivas, negativas e neutras, comparam o desempenho do cliente com o do concorrente e, ainda, elaboram Relatórios de Clipping? Basta definir os itens a serem medidos que farão um mapeamento personalizado para cada um dos clientes, cobrindo todos os portais de notícias e blogs do país. Você sabe que essas áreas são as mais prejudicadas no clipping. Não que o pessoal não perceba sua importância. É que o dia de trabalho deles só tem 10 horas…

Dica nº 4:  Terceirize o que pode ser automatizado, mantenha na área de clipping um mínimo de pessoal para atuar estrategicamente e gerenciar o clipping automatizado online contratado

Achamos que ficou mais tranquila, ao ver que há soluções modernas a serem adotadas, de empresas prontas a estabelecer uma relação de parceria com sua agência.

Dica nº 5: É preciso entender primeiro para agir depois

O mesmo ocorre em relação ao cliente que fez cobranças na última reunião. Ele valoriza a mensuração de resultados, principalmente nos meios de comunicação de vanguarda, uma vez que os executivos cada vez mais utilizam a internet para se informar. Como acompanham as veiculações dos concorrentes na rede, é natural que também queiram se ver por lá.

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Conteúdo publicado via Publicaí

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