Pular para o conteúdo
Mais conteúdo, menos estresse: Abrace a produtividade

Mais conteúdo, menos estresse: Abrace a produtividade

Compartilhe

O romantismo que ainda pode pairar sobre a profissão de jornalista tem, dia após dia, se remodelado. Com o tempo corrido e os salários nem sempre favoráveis, é comum encontrarmos profissionais encarando duas jornadas de trabalho, seja atuando em redações, como freelance ou na assessoria de imprensa. Mediante tanta exigência de atenção, destreza e eficácia envolvendo a profissão, separamos algumas dicas úteis para ajudar a evitar o estresse e conquistar a produtividade ideal.

VEJA TAMBÉM: Melhores Ferramentas para o novo jornalismo

Elenque as prioridades e atividades do dia

Os psicicólogos confirmam e todo mundo reconhece: elencar as atividades e se ater às fundamentais é uma forma de afastar os entraves naturais da dispersão. Mas atenção, não precisa se punir caso ao fim do dia observe que nem todas as tarefas foram cumpridas. O mais importante, neste caso, é dar baixa nas atividades mais relevantes.

Organize blocos de ação

Ao planejar o dia, formate blocos de ação para as suas atividades. Proponha a si a resolução de um grupo de afazeres que de alguma forma se interliga, e perceba o peso das obrigações se esvaziando.

Não caia nas armadilhas da dispersão via internet

Sabemos que o uso do computador é fundamental. Mesmo sendo este um instrumento de trabalho imprescindível e recheado de atrativos como jogos e redes sociais e outras distrações, reserve apenas alguns momentos, no máximo 3 ao dia, para checar e-mails e mensagens instantâneas. Por mais tentador que seja checar o celular que brilha e vibra, acredite, o que há de urgente e fundamental dará um jeito de chegar até você.

Uma coisa a cada vez

Pode parecer penoso pedir ao jornalista que faça uma coisa a cada vez visto que muitas vezes padecemos de cumprir com “deadlines” e outras pressões. No entanto, uma tarefa bem realizada, a cada vez, vai ajudar a evitar o estresse e a manter o foco firme.

Não deixe para depois o que é para depois

Se há uma atividade que não precisa de celeridade mas que naquele momento você pode adiantá-la ou concluí-la, não se faça de rogado. Isto vai incrementar a sua produtividade e vai evitar a recaída na procrastinação.

Esquematize a sua semana e ganhe tempo

Se o tempo é curto, não organize apenas o dia, faça um planejamento semanal onde seja definido inclusive o dia certo para colocar a leitura em dia, fazer as compras de casa, resolver as pendências do dia a dia e até mesmo para cozinhar sua própria comida, se for preciso. Este esquema fixo favorece o sucesso de seu planejamento e vai ajudar que o seu tempo livre seja realmente livre – inclusive de preocupações.

Reserve o lazer para o final do dia

Utilize-se do lazer como uma grata recompensa sobre todos os itens riscados da sua listinha de tarefas.

Tenha na tecnologia uma aliada

A tecnologia se renova e se supera na busca por melhorias. E neste sentido ela pode ser uma forte aliada na batalha para otimizar o tempo de forma geral. Perca o receio de usar de forma prática as ferramentas de internet e dos smartphones. Desde o registro de informações até o seu armazenamento e distribuição, essas tecnologias podem ajudar, e muito, no trabalho do jornalista.

Saiba mais: Aplicativos de notícias: conheça os 6 melhores

E uma dica para quem trabalha com clipagem é o clipping digital. Existem sistemas que foram criados para proporcionar um resultado completo em sua busca de clipping. Com mais de 20 mil fontes de pesquisa – nacional e internacional – eles realizam a catalogação e expõe o resultado da sua pesquisa de forma prática, fácil e objetiva partir de gráficos completos, prontos para uma análise clara e direta.

Conheça mais sobre o Clipping Digital.

Você também pode gostar: 3 dicas de como fazer clipagem digital com sucesso

 

Este artigo te ajudou? Tem algo a comentar? Fale com a gente no espaço abaixo!

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!