Pular para o conteúdo
O clipping como ferramenta no diagnóstico de crise

O clipping como ferramenta no diagnóstico de crise

Compartilhe

Já mencionamos recentemente aqui no blog Quatro dicas de como gerenciar uma crise de imagem. Agora vamos abrir seus olhos a um dos mais eficientes meios de se evitar uma crise: A informação.

Quando falamos de informação não tratamos da informação em uma forma genérica, nos referimos à informação total e real sobre sua empresa e sua marca. A informação precisa de como se comporta o seu nome no mercado e de como o seu cliente se relaciona com você. Conhecer o mercado e o público com o qual se trabalha é ter chão para pisar e terra para se plantar e colher.

O tempo que vivemos é dotado de imediatismos e instantaneidade. A tecnologia e a internet permitem, e veladamente exigem, manifestações e respostas imediatas aos mais diversos estímulos. É fácil de observar isso nas redes sociais, lugar onde consumidores falam abertamente de suas experiências, sejam elas positivas ou negativas. E infelizmente as más experiências com produtos e serviços repercutem muito mais do que os mais encantadores relatos, o que potencialmente pode gerar uma crise. Deste modo é fundamental observar este comportamento, dentro e fora das redes sociais, com bastante atenção.

De forma figurada podemos afirmar que monitorar a si é cuidar das fronteiras e evitar guerras. É como estar no alto, vigiando e percebendo a movimentação dentro e fora do seu reinado, atento a todos os possíveis sinais de fogo ou baderna. Assim, ao menor sinal de problema, é possível evitar grandes estragos ou até mesmo se antecipar à crise e dissipa-la antes que se instaure.

Além de observar a si, também é muito saudável ter informações da concorrência e entender os seus passos. Observar o desempenho de uma empresa que compete diretamente com a sua pode dar pistas de como agir em diversas situações, inclusive situações de crise – como saem dela e como as evitam.

Clipping – a sentinela da sua imagem

A sentinela, como já se sabe, é um posto de observação que vigia sem descanso e tem de estar sempre atenta. Esse posto de sentinela pode ser interpretado pelo clipping.

O clipping revela um retrato do que se passa com a marca e dá ferramentas para a tomada de medidas. Com o clipping a empresa pode entender como está sua recepção no mercado e perceber em quais pontos age de forma correta e onde pode melhorar sua performance. Hoje em dia, e ainda bem, o clipping não é mais feito de forma a despender tempo, mas sim realizado autonomamente através de sites e programas da internet. Agora realizar a clipagem e colher informações não é mais sinônimo de mobilizar toda uma equipe por horas, o que permite mais agilidade.

Klipbox  e Dashboard – a aliança perfeita na prevenção de crises

O Klipbox é o jeito mais simples e eficaz de fazer clipping. Através de um sistema criado para proporcionar um resultado completo, você realiza a sua busca em mais de 20 mil fontes de pesquisa – nacional e internacional – e tem o resultado tracejado a partir de gráficos que traduzem o seu desempenho de forma rápida e pronta para uma análise clara e direta. Além disso, o Klipbox conta com o dispositivo Dashboard que localiza os termos de procura e contabiliza menções e compartilhamentos referentes à pesquisa de forma quantitativa e qualitativa, em gráficos orgânicos e atuais com imediatismo e precisão. Esta é a ferramenta perfeita para identificar potenciais focos de crise e combater a situação de forma segura e rápida.

Concluindo: Para se sair bem em meio a uma crise é fundamental organização, segurança e confiança, conhecer bem a empresa e seu público e ter agilidade ao combater a situação com verdade, sinceridade e credibilidade. No entanto, fundamental também é estar intrinsecamente conectado a si mesmo, entendendo o clipping como um misto de espelho e retrato.

O clipping é uma representação da imagem da empresa como ela é vista. É a forma como aquela organização se mostra, não como se vê. É a partir desta realidade que qualquer meio de proteção de imagem deve se basear.

Tem problemas com clipping? Veja isso: Passo a passo básico sobre o que é clipping digital

Como disponibilizar o clipping ao público externo?

10 dicas de mestre para o clipping da agência 

Saiba mais: 4 dicas para gerenciar uma crise de imagem

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!