Sua estratégia de clipping funciona? Você sabe quais métricas são mais importantes? Acompanhe esse post e saiba como analisar se sua estratégia está dando certo.
A mensuração do trabalho é utilizada para que se saiba qual a efetividade das técnicas, estratégias e recursos sendo usados na rotina diária de uma agência e empresa. Assim, é necessário medir o alcance de uma ação de marketing para entender o quão efetiva ela realmente foi. Esse é o trabalho do clipping.
Desde o início da presença das agências de assessoria de imprensa no Brasil, as métricas implantadas no sistema foram impostas para auxiliar a visão dos resultados obtidos do clipping e as ações tomadas sobre ele nas estratégias e mudanças implementadas por sua empresa.
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A noção que tudo acaba no clipping é recente. Não importa a estratégia que uma empresa tenha utilizado, somente verá os resultados mais precisos disso quando o clipping for feito de forma correta.
Assim, a contratação de um serviço de clipping é feito para conseguir estipular, de acordo com métricas e objetivos bases após uma ação de marketing de uma empresa, qual foi o alcance de suas ações. Após o clipping, será então necessário que a empresa adapte uma nova ação para responder de acordo com as necessidades expostas no clipping.
Pensando nessa linha, é necessário que o ato do clipping em si não irá agregar valor nenhum a empresa, nem mesmo ao relacionamento com seu público. O clipping deve ser sempre pensado e considerado somente como uma fonte externa de se adquirir informações imparciais sobre seu público e seus clientes, a impressão que seus serviços e produtos passam.
As atuais empresas que aplicam o clipping estão muito mais focadas nas redes sociais, onde o clipping é mais dinâmico e eficiente, além de permitir contato direto com o consumidor de forma praticamente instantânea. Assim, as principais empresas no mercado cada vez mais buscam saber como está sua imagem e presença no mundo digital, não mais no impresso.
Mensurando a presença no mundo digital
Há diversas formas de se mensurar sua presença no mundo digital. Várias ferramentas para mensurar sua presença e efetividade de seus sites e páginas em redes sociais existem, até mesmo embutidos nos próprios serviços já contratados.
Temos como exemplo o Facebook e Instagram, duas redes sociais com páginas para negócios que possuem especificas ferramentas para demonstrar o acesso de seus clientes a sua página e sua visibilidade na web. O clipping poderá extrair o melhor dessas já naturais ferramentas e utilizar novas, para ver a efetividade e o alcance de estratégias recém-implantadas.
O Google também possui um conjunto muito bom de ferramentas em sua interface chamada Google WebMaster Tools. Com essa ferramenta, sem a necessidade de um download você conseguirá extrair o maior número de informações possíveis para sua empresa utilizar, sem dificuldade alguma.
Ela conseguirá também ranquear adequadamente as palavras-chave utilizadas em seu blog ou site, testar a conectividade de seus servidores, expor erros do rastreamento de seu blog e contribuir com excelentes informações para você conseguir mais efetivamente otimizar sua estratégia, e melhorar sua posição no mundo digital.
Apesar da transferência do foco do clipping para o mundo digital ter defasado diversas estratégias de aquisição de informação pelo clipping, o crescimento do clipping digital proveu diversas ferramentas que facilitaram a mensuração dos resultados obtidos por estratégias pós-clipping.
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