Pular para o conteúdo
8 livros de leitura obrigatória para jornalistas

8 livros de leitura obrigatória para jornalistas

Compartilhe

No super post de hoje trouxemos para vocês  uma seleção de LEITURA OBRIGATÓRIA PARA JORNALISTAS! 8 livros que você como jornalista 

A leitura faz parte do cotidiano do jornalista, a busca por informações e conhecimento é sempre continua nessa profissão pensando nisso preparamos uma lista com oito livros indispensáveis a todo jornalista.

1 – 1984, escrito por George Orwell em 1949, o livro é um clássico na área jornalística compondo a lista de leitura de 9 entre 10 jornalistas. Trata-se de uma ficção que se passa em Londres onde tudo e todos são monitorados 24 horas por dia. Apesar dos anos de sua escrita o livro continua cada vez mais atual, retratando como as forças políticas controlam a sociedade.

2 – A Sangue frio, de Truman Capote, esta obra fala sobre o assassinato de uma família que morava no Kansas, Estados Unidos. O autor realizou uma investigação para escrita do livro e reuniu informações relevantes sobre o caso, sua obra foi considerada o primeiro livro do New Journalism.

3 – Jornalistas e Revolucionários: Nos termos da Imprensa Alternativa , de Bernardo Kucinski, o livro recupera a memória importante de um período da imprensa brasileira onde os jornais ditos “ALTERNATIVOS” circularam pelo país nos anos da ditadura militar. Além de apresentar a história desses tablóides o livro traz ainda a história de vida de alguns dos jornalistas que se configuram com seus veículos, como O Pasquim.

4 – Fama e anonimato, de Gay Talese, o livro que fora publicado pela primeira vez no Brasil em 1973, relata as histórias das faxineiras do Empire State e do mergulhador que ganhava a a vida recuperando objetos perdidos no fundo da baía de NY. Aclamado pelos entusiastas do jornalismo literário como umas das melhores obras da área, o livro faz sucesso entre os jornalistas.

5 – Entrevista: O diálogo possível , escrito por Cremilda de Araújo Medina, o livro aborda a entrevista e seus diversos aspectos levando o leitor a compreender o trabalho do repórter em relação a todas as outras áreas de um veículo de comunicação. A autora aponta procedimentos que podem ser adotados pelos jornalistas e expõe a realidade das entrevistas mecânicas.

6 – A notícia como fábula, de Renato Mordernell, publicado em 2012. O escritor, jornalista e professor fala da parte mais técnica do jornalismo. A obra questiona a veracidade de todas as informações que nos chegam, sustentando a ideia de que realidade e ficção se confundem no jornalismo.

7 – Shownalismo, José Arbex Jr, resultado da tese de doutorado do Arbex em 2000, o livro retrata a experiência como repórter , editor e correspondente internacional relatando acontecimentos importantes do século passado, destacando o quanto a mídia tornou o jornalismo um “show” através da notícia como espetáculo.

8 – Sobre ética e imprensa, de Eugênio Bucci, o livro da Companhia das Letras aborda questões éticas na área jornalística. Com o monopólio dos meios de comunicação a credibilidade das informações é colocada em pauta, o jornalista Eugênio Bucci analisa essas questões em um texto de fácil leitura.

Gostou da nossa lista? Conta pra gente o que você está lendo.

Recomendamos para você: 5 filmes com jornalista como protagonista

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!