Pular para o conteúdo
Como Criar um Mailing de Sucesso

Como Criar um Mailing de Sucesso

Compartilhe

Uma ação fundamental para qualquer usuário da internet é criar um e-mail. O e-mail é a chave de entrada em redes sociais, é uma das ferramentas básicas da comunicação atual, e é praticamente onipresente e inerente ao mundo conectado.  Esta ferramenta tão importante merece total atenção. A força e alcance do e-mail é inquestionável e é por isso que ele foi e continua sendo um excelente meio de atingir a atenção dos clientes. Hoje vamos falar sobre como fazer um excelente uso deste artefato dando dicas de como implementar uma lista de e-mail de sucesso.

Um bom exercício começar a entender a mecânica dos e-mails é observar a sua própria caixa de e-mails. Você mesmo deve receber todos os dias mensagens sobre produtos e serviços. Dentre tantas mensagens, existem aquelas que a gente prontamente descarta e as que clicamos para conferir. Perguntas: O que determina o seu clique em determinado e-mail? O que determina o descarte? O e-mail do seu produto se encaixa em qual grupo – rejeitados ou de interesse?

 

Não compre listas de e-mail

Conquiste através de seu emprenho a sua própria lista para o mailing. Pode parecer muito prático comprar uma grande lista de e-mail, porém devemos pensar no grau de afinidade destes e-mails para com o seu produto ou serviço. Muitas vezes essas listas não seguem uma segmentação e as chances de ter a sua mensagem sumariamente posta no lixo são imensas, visto que aquele produto pode estar sendo ofertado a um destinatário sem o perfil de interesse.

 

Proponha boas contrapartidas

Para angariar e-mails, traga até si o seu destinatário. Através de formulários atrativos, peça o e-mail do seu público-alvo diretamente a ele. Use a criatividade! Boas campanhas podem catalisar adesões de assinatura massiva. Ofereça boas contrapartidas como descontos, promoções, assinaturas vantajosas ou mesmo algum outro conteúdo mais amplo e desdobrado como uma newsletter que trate de assuntos de interesse cliente.

 

Títulos objetivos

Enviar e-mails com títulos muito longos pode parecer divertido ou necessário, porém a regra do “menos é mais” pode ser claramente aplicada neste quesito. Se a necessidade de apresentar o seu e-mail com um título extenso for incontrolável, ao menos detenha as informações primordiais na primeira parte do título. A frase título de um e-mail é a chave do sucesso para que a mensagem chegue ao seu receptor.

 

Pense duas vezes antes de enviar um longo e-mail

Pense até três vezes ou mais! Um e-mail com grande extensão não é o exato sinônimo de um e-mail com grande conteúdo. Se o seu cliente recebeu o seu e-mail e o abriu, já temos uma vitória. A segunda batalha será prender a atenção deste usuário durante a leitura do e-mail. Para isso, vamos precisar de informações fáceis e em evidência. Destaque links e botões para garantir a visibilidade do que precisa ser notado.  Assim você chama atenção e encurta conteúdos desnecessariamente extensos.

 

Invista em um bom gerenciador de e-mails

O envio de e-mails de forma manual é possível apenas para listas menores. Ao lidar com grandes listas, passe a responsabilidade a um gerenciador de confiança. Este mecanismo, além de garantir um envio seguro e para muitos destinatários, permite também a mensuração de dados como o número de e-mails enviado, quantos foram abertos e em que horário, quantos foram rejeitados e outras informações que podem dar indícios de como proceder com aquele público.

 

Respeite o livre arbítrio

Ao se cadastrar em uma lista de e-mails o usuário tem o total direito de permanecer nela ou deixar de participar. É de bom tom e muito justo deixar habilitado o mecanismo de “pot-out” onde o usuário pode se remover do cadastro. Pode ser doloroso perder uma assinatura, mas é melhor deixa-la sair de forma amigável do quê causar uma situação de desconforto e descontentamento muito mais difícil de remediar.

 

 

Bom senso sempre em alta

Em resumo, para ter o alcance esperado com o seu mailing, precisamos de três preceitos: Organização, criatividade e conteúdo. Esta é a premissa básica para uma excelente comunica empresa-clientes através do mailing.

 

Gostou das nossas dicas? Tem alguma informação que gostaria de acrescentar? Compartilhe suas impressões conosco, deixe um comentário.

 

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!