Pular para o conteúdo
Qual a melhor forma de divulgar meus releases?

Qual a melhor forma de divulgar meus releases?

Compartilhe

Sua estratégia de comunicação está bem definida, você já redigiu um bom release sobre a ação e chegou a hora de divulgá-lo e atrair a atenção da mídia.

Uma necessidade entre os assessores de imprensa e comunicação é saber as melhores formas de divulgar suas notícias, para que ganhem mais visibilidade e aumentem as chances de publicação na imprensa, em sites e redes sociais.

Comece por otimizar seu release para SEO

Antes de distribuir o seu release, um fator que você deve pensar é em otimizar o seu texto para SEO.

Lembre-se que o mundo mudou e não basta que você redija um bom texto jornalístico. Os conteúdos otimizados têm mais chance de ocupar as primeiras posições nos mecanismos de busca, como o Google, o que garante que mais pessoas possam acessá-los.

Por isso, faça antes uma pesquisa de palavras-chave para focar o seu conteúdo a assuntos de interesse da sua persona, invista em títulos atrativos, insira links que possam ser úteis ao usuário, facilite a leitura do texto com subtítulos e tópicos e, o mais importante: torne o release um texto indispensável para solucionar os problemas de quem está lendo.

Com esses passos, você aumenta as chances do seu texto ser localizado, logo depois que for distribuído e publicado.

Economize tempo com ferramentas automáticas para disparar seus releases

Agora chegou o momento de divulgar o release e vamos te mostrar algumas formas para isso.

Muitas pessoas utilizam ferramentas digitais para disparo de e-mails, como o Mail2Easy, MailChimp e o Distribuidor, da MaxPress, para fazer com que os releases cheguem às redações, sites, blogs e formadores de opinião.

Com essas plataformas, é possível que você cadastre seu mailing, insira o release e elas disparam o conteúdo automaticamente para todos os contatos.

A vantagem é que você consegue atingir um grande número de jornalistas e veículos de comunicação em uma mesmo disparo e tem controle de quem abriu o e-mail, se a caixa de entrada está cheia e se houve mudanças de e-mail.

Porém, esta é uma forma impessoal de envio de mensagens. Como assessores de imprensa, é preciso pensar na realidade da mídia. Cada veículo recebe inúmeros e-mails todos os dias e é bem possível que realizar o disparo desta forma faça com que a pessoa não leia o seu release ou até mesmo que caia na caixa de spam.

Por isso, é fundamental apostar em um bom follow-up!

Como atrair a atenção dos jornalistas com o follow-up

O follow-up é muitas vezes criticado pelos jornalistas, por acreditarem que o contato com os assessores de imprensa pode ser demorado e ocupar muito tempo. Em suma, o follow é o acompanhamento que o assessor de imprensa faz para saber se o jornalista abriu o e-mail, entendeu a pauta e se irá publicá-la.

Com equipes cada vez mais enxutas, acúmulo de funções, tempo escasso e a proliferação das assessorias de imprensa no mercado, o jornalista teria que abrir mão do seu trabalho para atender a este tipo de demanda. Por isso, otimize o seu contato e foque nas informações estratégicas!

Se você já tiver apostado nas ferramentas eletrônicas de envio de e-mails, você já pôde conferir se o jornalista abriu a mensagem ou não. Por isso, torna-se desnecessária a ligação só para fazer essa checagem.

Durante o seu contato com as redações, blogueiros e sites, a sua missão é fazê-los compreender totalmente a pauta e apontar os fatos mais relevantes da notícia para encantá-lo. O que eles podem dar de exclusividade? Qual a novidade e os pontos chave do seu release? Por quais motivos essa notícia é relevante para os leitores daquele veículo?

Fazer esse follow ativo, como é chamado, aumenta as suas chances de emplacar o seu release e gerar resultados mais eficazes.

Aposte nos distribuidores de release online

Além dos softwares de disparo de e-mails, uma forma inovadora de divulgar os seus releases é contar com a ajuda das ferramentas online de distribuição de releases. Atualmente, existem algumas plataformas que fazem isso por você, economizando o seu tempo e facilitando o seu trabalho.

Selecionamos alguns divulgares de release para que você conheça e compare:

  • Dino

A Dino é um desses mecanismos que, em uma só plataforma, divulga notícias e reúne informações fornecidas por você. Isso impede que você fique enviando e-mails um a um para todos os jornalistas, facilitando o processo.

Assim, os jornalistas poder ir diretamente ao site da Dino, assinar os assuntos de interesse e passar a receber apenas um e-mail por dia, somente com os assuntos de interesse e devidamente resumido. Isso facilita também a vida dos veículos de comunicação, que costumam receber milhares de demandas e releases por dia.

Por meio dos releases, a Dino proporciona um grande número de clientes em potencial, e torna seu objeto de divulgação mais conhecido. Ela também oferece planos de distribuição para que a divulgação online de conteúdo seja um benefício que não pese tanto no bolso.

A ferramenta possibilita que o conteúdo seja visualizado em sites, mecanismos de busca e redes sociais, sendo um recurso simples de usar. Você cria seu release e a plataforma, além de te ajudar nesse processo, dá visibilidade ao texto.

Você ainda terá acesso a dados e estatísticas do desempenho dos releases, como a quantidade de publicações, visualizações e compartilhamento. Ela também garante que todo o conteúdo produzido pelo jornalista ou pela empresa seja facilmente encontrado na internet, aumentando o tráfego do site do seu cliente. 

Depois de pronta, a divulgação é publicada em uma rede de sites parceiros e enviada para jornalistas por meio de um sistema de mailing segmentado. Uma das vantagens de utilizar a Dino é que ela impede que os e-mails caiam na caixa de spam dos destinatários, fazendo com que você não perca seu trabalho.

Veja também: Aprenda a criar site.

Outro ponto positivo é que a plataforma também promete ser eficaz colocando o conteúdo dos releases em primeiro lugar nas pesquisas do Google, o que pode ampliar os acessos ao seu conteúdo.

O portal funciona como um filtro. Os releases passam por um processo de revisão e são segmentados por editoria, dessa forma, recebe somente aquilo que já foi assinalado como de interesse, que se enquadra nos assuntos de preferência, otimizando o modelo atual de comunicação entre fonte e jornalista.

  • Difundir

O Difundir é também um dos primeiros e maiores sites de divulgação de press release do Brasil. O site oferece diversas soluções para necessidades das assessorias de imprensa e áreas de comunicação e marketing das empresas.

Por meio de ferramentas gratuitas ou de baixo custo, o Difundir torna acessível a qualquer empresa, a utilização da web em sua estratégia de comunicação. Você cadastra seus releases na plataforma e utiliza um leque de serviços para divulgá-lo. Depois, é só acompanhar o resultado.

Assim como o Dino, o Difundir também possui parceiros para divulgação dos releases. Nesses sites, você tem a garantia do seu conteúdo ser veiculado, além de contar com a publicação em outros veículos depois que o release for disparado. Os sites JorNow, Labia (mais focado em eventos) e o Redeclipex são alguns desses parceiros.

Outra vantagem é que o Difundir também posta o conteúdo no Twitter, o que permite maior poder de compartilhamento para seu release e a rápida indexação nos principais mecanismos de busca.

No Difundir você cadastra seus releases opcionalmente com imagens e legenda. Os releases serão enviados via RSS para os jornalistas interessados.

Os textos podem ser pesquisados no site por editoria, tag, palavra-chave e fonte, e você ainda pode organizá-los por campanhas e compartilhar os recursos com a sua equipe. E o melhor, tudo isso é feito gratuitamente.

Uma desvantagem em relação ao Dino é que o relatório gerado é menos completo, com menos informações e possibilidades de análises.

  • BrandPress

O BrandPress é uma outra forma de ampliar a visibilidade dos seus releases online. A ferramenta funciona como uma ponte entre as assessorias de imprensa e os jornalistas, blogueiros e formadores de opinião.

Você envia seu press release por meio do site e a plataforma distribui para os jornalistas cadastrados que estejam interessados em recebê-los.

O site possui um campo para que você se cadastre como alguém que gostaria de ‘Enviar’ os releases ou ‘Receber’. Dessa forma, torna-se mais fácil para você cadastrar os seus textos no site.

Além disso, a página principal é dedicada a expor os releases em diferentes categorias. Divididas em Economia, Esportes, Moda, Gastronomia, Negócios e muitos outros, o usuário que acessar o site irá localizar facilmente os releases do assunto que tiver interesse. Isso amplia o acesso de pessoas que de fato estão interessadas no seu negócio, podendo resultar em conversões maiores para seu site.

Estas foram algumas ferramentas que indicamos para que você seja mais visto pelo seu público.

Quer conhecer mais formas de aprimorar ainda mais o seu release e aumentar as chances de publicação? Confira o nosso Guia Definitivo sobre Press Release clicando aqui.

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!