Pular para o conteúdo
10 filmes inspiradores sobre jornalismo

10 filmes inspiradores sobre jornalismo

Compartilhe

 

O fim do inverno ainda reserva as últimas sobras de dias amenos e noites que inspiram o aconchego. Aproveitando estes preciosos momentos, preparamos uma lista com 10 filmes inspiradores sobre o jornalismo.

 

O Jornal (Ron Howard, 1994)

O agitado cotidiano do profissional do jornal impresso é retratado neste filme. Henry Hackett é um jornalista envolvido com o seu trabalho e que entra em confronto direto com sua editora-chefe em busca de promover a justiça e evitar a prisão de inocentes.

118 Dias (Jon Stewart, 2014)

Baseado em uma história real, o jornalista Maziar Bahari volta ao seu país de origem, o Irã, para cobrir as eleições. Durante a realização deste trabalho, Maziar é preso injustamente por representantes daquele governo, sem previsão de soltura. Sua prisão, no entanto, promove comoção mundial.

Histórias Cruzadas (Tate Taylor, 2012)

Em uma cidade extremamente preconceituosa do sul dos Estados Unidos, a jovem jornalista Skeeter conquista a oportunidade de escrever o seu primeiro livro a partir do relato das experiências profissionais das empregadas negras daquele lugar. O livro gera grandes confusões e acertos, e aproxima a justiça à classe daquelas mulheres.

A Vida de David Gale (Alan Parker, 2003)

David Gale é professor universitário e ativista contra a pena de morte. No entanto, David é acusado de assassinato e condenado, injustamente, à pena de morte que tanto combatia. O caso chama a atenção da jornalista Elizabeth Bloom que decide investigar toda a história.

Ao Vivo de Bagdá (Mick Jakson, 1995)

O filme retrata  os conturbados e perigosos conflitos entre Iraque e Kuwait de 1990. Empenhados em mostrar a notícia com requintes de realidade, a equipe do jornalista Robert Wiener troca a certeza de uma estadia segura pela aventura de burlar leis locais e transmitir a realidade dos confrontos, sem filtros ou censura, diretamente de bagda para a rede CNN.

Salvador – O Martírio de um Povo (Oliver Stone, 1986)

Um jornalista quebrado, porém com várias coberturas de conflitos na bagagem, decide ser correspondente internacional e embarca para El Salvador em plena guerra civil. Lá ele se depara com uma das mais violentas e cruéis realidades, o que mexe com os valores e a visão de vida do jornalista.

 

Boa Noite e Boa Sorte (George Clooney, 2005)

Edward R. Morrow é um âncora de TV que acredita e luta por um jornalismo ético. Dotado de sinceridade, ele se propõe  a revelar as táticas e mentiras usadas pelo senador Joseph McCarthy. O impasse entre imprensa e poder político se estende, iniciando um confronto público cheio de consequências

 

Frost e Nixon (Ron Howard, 2008)

 

Frost é um jornalista obstinado e Nixon é o ex-presidente dos Estados Unidos.  Frost está determinado a arrancar do político a declaração de que tinha ligação e culpa sobre o caso Watergate. Por sua vez, Nixon aceitou a entrevista numa tentativa de limpar seu nome e assim poder ensaiar um retorno à política. O caso real se desdobrou por quatro noites de entrevistas, sempre com uma estupenda a.

 

Os clássicos

E não dá para tratar desse tema sem mencionar os consagrados filmes mais antigos. Se você não foi apresentado a estas obras em alguma aula durante a universidade, não perca a oportunidade de conferir o porquê de elas serem tão mencionadas.

Cidadão Kane (Orson Welles, 1941)

O filme mostra a trajetória de Charles Foster Kane, magnata do jornalismo, que da infância pobre torna-se um dos homens mais poderosos do mundo. A história é inspirada na vida de William Randolph Hearst, empresário proprietário dono de 28 jornais, entre eles o San Francisco Examiner , The New York Journal e Boston American além de 18 revistas, entre as quais a Cosmopolitan e American Weekly.

A Montanha dos Sete Abutres (Billy Wilder, 1951)

O repórter Charles Tatum, que se vê atrelado a reportagens sem importância, enxerga no desmoronamento de uma caverna e na angústia de um homem ali preso a oportunidade perfeita para a sua autopromoção. E para isso ele toma atitudes pouco honestas como prorrogar o resgate da vítima em prol do controle da situação e do monopólio da atenção na mídia.

 

Essa é a nossa lista. Que outros filmes você indica pra a gente? Comunique-se conosco no espaço abaixo.

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!