Pular para o conteúdo
5 filmes com jornalista como protagonista

5 filmes com jornalista como protagonista

Compartilhe

O jornalista costuma ter uma rotina de trabalho muito intensa e interessante, não é? Tanto que frequentemente servem como inspiração para os roteiristas de cinema! Estes profissionais já foram protagonistas de comédias, dramas e suspenses. Alguns destes filmes são verdadeiros clássicos da sétima arte. Que tal fazer uma maratona de longas metragens que tenham o jornalismo como tema principal? Confira nossa lista com cinco sugestões – e uma sugestão extra! -.

5 dicas de filmes com jornalista no papel principal

1. Nunca fui beijada

Esta é uma comédia romântica que aborda a profissão de maneira divertida e descontraída. Tudo começa quando Josie Geller, uma jovem editora no jornal Chicago Sun Times, recebe a tarefa de escrever uma reportagem sobre jovens no colegial. Para isso, ela deve se disfarçar de estudante e entrar no grupo dos adolescentes mais populares da escola. O problema é que Josie nunca foi uma adolescente popular! Começam então as transformações na vida da personagem para que a tarefa seja concluída. Será que a nova experiência de Josie no colegial vai render a matéria esperada pelo seu chefe?

2. A vida de David Gale

O quanto um jornalista pode se manter afastado emocionalmente das histórias sobre as quais escreve? Esta é uma das muitas perguntas deixadas por este suspense. No corredor da morte, pouco antes de sua execução, David Gale pede que a repórter Elisabeth Bloom venha escutar a sua história, prometendo uma entrevista com revelações exclusivas. David, um professor universitário, foi acusado e condenado pelo assassinato de sua colega de trabalho. Até onde o instinto investigativo de Elisabeth vai para descobrir a verdade?

3. O preço de uma verdade

Este é um drama que tem como tema principal a ética no jornalismo. Stephen Glass é um jovem jornalista que escreve para o jornal The New Republic, de Washington. Seus textos são conhecidos por descreverem histórias inusitadas e interessantes. Tudo vai muito bem até que um colega de profissão, que trabalha em outro jornal, resolve investigar uma de suas reportagens e descobre que todos os fatos publicados foram inventados por Stephen. Um jornalista sem credibilidade, tem futuro na profissão?

4. Todos os homens do presidente

Um clássico com protagonistas jornalistas é este drama político, baseado em fatos reais, da década de 70. Dois jornalistas seguem pistas que levam a um dos maiores furos de reportagem da história americana: uma rede de espionagem ligada ao então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon. O caso ficou conhecido como o escândalo de Watergate, nome do prédio em que ocorreu a invasão que deu início às investigações dos jornalistas, e teve como consequência a renúncia do presidente.

5. Quase famosos

Quase famosos é uma comédia dramática ambientada nos anos 70. O filme narra a história de William Miller que, com apenas 15 anos, consegue um trabalho na revista Rolling Stone. Para concluir a tarefa, o jovem aspirante a jornalista deve acompanhar uma banda de rock  em uma excursão pelos Estados Unidos. Será que em meio a toda a agitação dos bastidores dos shows de rock da época, William vai conseguir manter a objetividade jornalística e realizar o sonho de ter uma matéria publicada na Rolling Stone? Um detalhe interessante é que o roteiro foi inspirado na trajetória do diretor do filme, Cameron Crowe, que teve sua primeira reportagem publicada na capa da Rolling Stone aos 18 anos.

Extra: Nightcrawller (O abutre 2014)

Um filme de Suspense, drama, ano 2014, do diretor Dan Gilroy. Lou Bloom (Jake Gyllenhaal) é um jovem sem emprego em Los Angeles que começa a trabalhar como “nightcrawler”, gravando cenas de acidentes e crimes durante a madrugada para vender às emissoras de TV locais. Obcecado em conseguir as imagens mais impactantes, Lou passa a transgredir limites éticos e morais em busca de sucesso profissional a qualquer custo(será que transgrediu mesmo??). A Trilha sonora do filme reforça o clima tenso e a personalidade obsessiva do protagonista. O filme também foi indicado a Oscar de melhor roteiro original e Jake Gyllenhaal ganhou prêmio de melhor ator no Festival de Berlim.

Mais conteúdos sobre jornalismo que talvez possam te interessar:

Conhece outros bons filmes protagonizados por jornalistas? Compartilhe nos comentários!

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!