Pular para o conteúdo
7 Dicas para aproveitar a festinha da empresa e fazer Networking

7 Dicas para aproveitar a festinha da empresa e fazer Networking

Compartilhe

Amigo secreto, vaquinha, almoço corporativo, churrasco na empresa…. Seja qual for a alternativa, é quase impossível terminar o ano e conseguir escapar da confraternização de fim de ano do trabalho. Há os que gostam bastante, há também os que não fazem questão alguma de participar. Seja qual for o seu lado, é sempre bom ajustar as situações ao seu favor. Desta forma, acompanhe nossas dicas de como aproveitar positivamente a confraternização de fim de ano, e ainda de como fazer seu networking de forma elegante e proveitosa.

1 – Compareça

Mostre que se importa com a empresa, que está comprometido com ela e que é um funcionário participativo. Quem se esquiva da confraternização, corre o risco de ser tachado como alguém que não se envolve o suficiente com o trabalho ou que não tem interesse pela sua organização.

2 – Evite a “passadinha rápida”

A passadinha rápida não vai atenuar a má impressão que será deixada. A passadinha é nada menos que a confirmação de estar apenas cumprindo com uma obrigação. Esse tipo de comparecimento pode ser encarado como uma desfeita aos chefes e a empresa que gastaram tempo e dinheiro tentando proporcionar momentos de lazer em equipe. Caso não tenha outra solução, aproveite a passadinha para cumprimentar seus gestores e colegas, agradecendo e explicando a curta permanência no evento.

3 – Não seja demais. Seja você mesmo.

A confraternização da empresa é um excelente momento para realizar seu networking. Mas não confunda as coisas e queira aparecer e ser notado por seus superiores de qualquer jeito. Não se sirva da comida como se fosse um náufrago faminto, não beba em demasia e pense bem antes de contar piadinhas sobre pessoas do trabalho. Lembre-se: muitos ali ainda não te conhecem e estão recebendo as primeiras informações pessoais e profissionais naquele momento. “Enfiar o pé na jaca” na festa da empresa é na verdade “dar um tiro no pé. ”. Sem falar que no dia seguinte você irá trabalhar e vai encontrar a todos novamente.

4 – Haja com independência e leveza

Já que estamos falando de ampliar a rede de contatos profissionais e oportunidades, é fundamental conversar e conhecer outras pessoas da empresa. Circule entre as pessoas, não se atenha apenas ao seu círculo de amizades. Seja simpático, demonstre estar contente e seguro em estar ali.

5 – Saiba se aproximar das pessoas

Lidar com pessoas é sempre um exercício delicado pois envolve diversos fatores como a personalidade de cada um, e sua disposição em querer interagir. Para tanto, é bom facilitar as coisas. Não toque nas pessoas enquanto conversa com elas, principalmente se não houver intimidade. Seja simpático, atento e disposto a ouvi-las. Não se apresse em falar de si e guarde o seu cartãozinho para uma outra hora. A festa da empresa não é o momento de descrever seu currículo, mas sim de se fazer notar como pessoa. Converse sobre assuntos diversos e leves como férias, programações culturais interessantes ou outra coisa atrativa. Evite falar sobre trabalho – a não ser que a outra pessoa puxe este assunto – e jamais fale mal da empresa ou de colegas.

6 – Aperto de mãos e olho no olho

Aproveite a ocasião da confraternização e se apresente às pessoas com as quais você interage (por e-mail ou telefone) mas que não conhece pessoalmente. A confraternização de fim de ano é a oportunidade perfeita para este propósito. Seja cordial, simpático e se mostre satisfeito em travar este contato.

7 – Descontração não é intimidade

E networking não é paquera. Se faça ser notado mas transpareça suas intenções profissionais. Para ajudar neste propósito, se vista adequadamente e mantenha uma postura polida. A confraternização da empresa é na verdade uma extensão do seu trabalho, portanto não abuse de roupas sensuais – indicação para homens e mulheres. O ideal é manter a postura e limites da vestimenta de trabalho, sem muitos decotes ou roupas muito justas ou curtas, e com apenas um botão da camisa aberto.

Aproveite a festa!

Aproveite a festa, converse, ria, sorria, dance, cante, beba, coma e confraternize. Mas não exagere, não queira ser “o assunto da festa”. Seja sim o exemplo dela e aproveite os bons

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!