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7 dicas para um release poderoso

7 dicas para um release poderoso

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Release Poderoso

A urgência da vida moderna pede praticidade. Todos sabemos e vivenciamos isso. Por dia, um bom veículo de mídia chega a receber dezenas, talvez centenas de releases sobre os mais variados assuntos.  Os releases são textos de caráter jornalístico descritivo, onde apresenta algo que precisa ser divulgado, funcionando como uma sugestão de pauta. Diante de tantas demandas, o que podemos fazer para que o nosso release chame a atenção merecida? Vamos às 7 dicas para um release poderoso!

Títulos honestos e concisos no release

O primeiro passo é pensar com carinho no título do seu release. Procure usar frases não muito longas, sem abusar dos tempos verbais, tratando de informar, de maneira geral e muito precisa, ao que aquele texto se refere. Use datas, use verbos no presente, evite artigos dispensáveis como “um”, “o”, “a”, e seja honesto.  Não ponha títulos sensacionalistas, a não ser que o conteúdo a ser divulgado faça jus a isso.

Crie um subtítulo interessante

Na cola do título, que deve ser enxuto, um subtítulo – com letras menores que o título e não menores que o texto – pode e deve ser encaixado. Nesta uma linha corrida você tem mais uma chance de atrair a atenção do jornalista. Adicione informações também chamativas, mas que não couberam no título. Enfatize caso a notícia seja inédita, por exemplo. Exponha algo atraente sobre o que pretende divulgar.

Leia também: Para cada propósito, um release diferente

Que rolem os dados!

Os dados fundamentais do seu texto devem aparecer logo no primeiro parágrafo. O formato mais usual é o já consagrado lead, onde as perguntinhas básicas do jornalismo são apressadas em serem respondidas: O quê, quem, quando, onde, como e por quê. Esta estratégia evita que o profissional que vai analisar seu release o descarte imediatamente. É necessário que já de início, o conteúdo do texto desperte interesse.

Se faça entender

Além de cuidar para que um bom português seja entoado, preze por um texto de fácil absorção. Caso aborde um produto ou serviço tecnológico, por exemplo, e a notícia que você precisa propagar deve alcançar o público em geral, trate de escrever com clareza e didática. Lembre-se que a máxima “sou responsável pelo que falo, e não pelo que entendes”, nem sempre pode ser levada a sério. Caso esteja inseguro, peça para alguém alheio ao assunto do release o leia. Se a mensagem foi entendida sem entraves, ótimo!

Cerejinhas em todo o bolo

Muitos são os detalhes que fazem a diferença. Em seu release, por que não abrir um parágrafo específico para explicar um detalhe relevante? Por exemplo, uma empresa lança um produto inovador. Há espaço, após esmiuçar o conteúdo deste lançamento, para informações relevantes sobre esta organização. Ao tratar de um evento, pode-se abrir um espaço singular para falar de uma atração principal ou mesmo da empresa que está promovendo. Isto segmenta seu texto e ajuda a elencar os elementos que precisam de destaque dentro de seu conteúdo.

Você também pode incluir um Call-to-action com links para inscrições em promoções ou para curtir uma página oficial no Facebook que esteja em contexto com o conteúdo do release. Posicione este artefato logo após o primeiro parágrafo. É um lugar estratégico e que refresca a leitura. Experimente!

Apesar de a maioria dos releases ser entregue via e-mail, vale deixar os contatos oficiais sempre expostos de forma notável, ao fim do texto, de preferência informando também sobre possíveis horários para o contato. Caso o texto do release não comporte o espaço de serviço (com o resumo adaptado do lead – o que, quando, onde, quanto e contato), basta deixar os contatos oficiais de e-mail, telefone e websites para o caso de um retorno.

Tudo uma questão de ordem

Muitas vezes o que falta para um release ter o merecido reconhecimento como fonte de conteúdo é apenas uma questão simples de organização de informações. A inversão dos pontos de um texto pode ser fatal. Muitas vezes, a vontade de se destacar atrapalha no momento de propagar as informações. No afã de se diferenciar, ainda é comum ver releases cujo primeiro, e até o segundo parágrafo, divagam sobre assuntos periféricos que não contemplam o foco do assunto. Usar de metáforas e outras figuras de linguagem, ou se perder em adjetivos, é uma atitude suicida. Desta forma, aconselhamos a seguinte ordem de informações: título – subtítulo – lead – informações detalhadas – conclusão ou resumo conclusivo. Tamanho ideal para o texto do release: uma lauda.

Última Dica: Boas relações e follow-up

Preze pela boa relação com os veículos divulgadores. Isto vai facilitar na hora de recorrer ao follow-up, o momento em que se liga para as redações para confirmar o recebimento do material enviado. Além desta atitude, vale também separar um conteúdo exclusivo e oferta-lo a um veículo de confiança. Caso a oferta seja aceita, você cria um novo vínculo que pode ser muito positivo naquele momento, e promissor a longo prazo.

E por fim, assim como pontuamos este texto com palavras em negrito, você também pode pontuar o seu release com o mesmo artifício. As palavras destacadas ajudam a conduzir o olhar e podem ser um bom ponto a favor para o sucesso do seu release. Mas claro, use com bom senso.

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Conteúdo publicado via Publicaí

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