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Como medir o ROI da assessoria de imprensa?

Como medir o ROI da assessoria de imprensa?

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Quanto de valor determinada publicação agrega à marca ou ao serviço do cliente? Quanto de retorno em vendas ou em prestação de serviços uma ação de comunicação gera? Os releases e outras ações típicas de uma assessoria de imprensa precisam dar um retorno positivo e precisam valer a pena.

Esse retorno é medido por meio do ROI, sigla em inglês que significa “retorno sobre o investimento” (também conhecido como taxa de retorno, taxa de lucro ou retorno). Ou seja, o ROI é a relação entre o investimento e os resultados. E é claro que todo cliente deseja um saldo positivo dessa relação para continuar investindo nos serviços de assessoria de imprensa.

O ROI e a assessoria de imprensa

Ainda há muitas controvérsias que envolvem a medição do ROI e as assessorias de imprensa. O mais comum ainda é o método tradicional, que começou com o crescimento da publicidade na mídia de massa. Essa metodologia é a velha centimetragem, em que se mede o espaço destinado à determinada publicação publicitária. Cada centímetro da publicação possui um valor, a depender do posicionamento na página.

A partir do que foi pago e do que foi gerado como resultado, em vendas ou em prestações de serviços, a assessoria de imprensa consegue calcular o retorno do investimento e dizer ao cliente se valeu a pena, isto é, se foi lucrativo. Daí a importância de medir os resultados de uma assessoria de imprensa. Mas será que esse método de medição de ROI é ainda a melhor opção? É claro que não!

Hora de inovar na medição do ROI

A medição do ROI por meio de centimetragem ainda pode ser utilizada. Ela é de fácil condução e bastante objetiva, mas diante da diversificação e da segmentação dos meios digitais, essa metodologia está ficando ultrapassada (a não ser no caso da chamada mídia tradicional, como jornais e revistas impressos).

A concorrência é muito grande, e foi-se o tempo em que as empresas e marcas investiam em publicidade do mesmo tipo. A internet hoje dá muitas possibilidades, e quem não inova fica para trás. O desafio das assessorias de imprensa é medir o ROI em veículos on-line, no marketing digital e na comunicação um a um. Essa ainda é uma área que se mostra bastante divergente, com inúmeras possibilidades de métricas. Mas vamos te ajudar a experimentar diferentes metodologias!

Dicas para medir o ROI em meios digitais

Geração de Leads

Ter informações qualificadas sobre quem visita os sites dos clientes é fundamental para o trabalho da assessoria de imprensa. Afinal de contas, os leads nada mais são do que potenciais clientes. Nesse caso, o ROI pode ser medido ao identificar quantos potenciais clientes entraram em contato e fecharam negócios a partir de determinada veiculação.

Tráfego e mídias sociais

O aumento do tráfego em mídias sociais é o resultado mais direto que se espera de um bom trabalho de assessoria de imprensa. É importante ficar atento às publicações que fizeram o tráfego normal aumentar e investir nelas. Medir o ROI é também identificar o aumento das visitações às mídias digitais do cliente. Nesse sentido, conhecer o comportamento do cliente nas mídias digitais também pode ser uma boa estratégia.

Link building

Nesse caso, temos como foco o SEO. O que faz com que as mídias sociais do cliente estejam sempre no topo das pesquisas? Links de qualidade e confiáveis! Estar no topo das buscas pode gerar mais de 80% novos cliques na página. Quanto mais links confiáveis e de qualidade, melhor o retorno para o cliente.

São várias as possibilidades de medição de ROI da assessoria de imprensa. Assim como o meio digital evolui e se transforma rapidamente, as métricas também estão em constante inovação. O Google Analytics deve ser sempre um aliado nessa hora.

Além de medir o ROI, lembre-se de que é importante também ficar de olho na concorrência. Se tiver outra sugestão ou quiser compartilhar sua experiência, deixe-nos um comentário!

Conteúdo publicado via Publicaí

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