Pular para o conteúdo
Melhores Ferramentas para o novo jornalismo

Melhores Ferramentas para o novo jornalismo

Compartilhe

No nosso post de hoje vamos falar do novo jornalismo e as melhores ferramentas para você se dar bem no seu trabalho e otimizar tempo e produtividade no seu dia a dia.

Hoje em dia, com a tecnologia cada vez mais presente em nossas vidas, podemos otimizar o tempo, esforço e trabalho de diversas tarefas e isso não é apenas em nossa vida pessoal. Os aplicativos e ferramentas podem auxiliar a função de qualquer profissional no mercado, inclusive, jornalistas, assessores de imprensa e pessoas que trabalham na área de comunicação em geral.

Dessa maneira, existem ferramentas e aplicativos essenciais para o dia a dia de um profissional de comunicação e muitas delas são gratuitas e você pode ter na palma da mão, já que atualmente boa parte das coisas senão tudo está sendo feito através dos celulares.

Pesquisa

Para qualquer profissional da comunicação, a pesquisa é fundamental, seja para pesquisar fontes ou o público-alvo, já que essa busca reflete diretamente no número de visitações, tempo de permanência em um site entre outras.

Uma dessas ferramentas usadas para pesquisa é a buscas avançada do Google, por meio dela você conta com um filtro para conseguir resultados de acordo com a palavra chave utilizada. E é totalmente gratuito.

O Google Forms é bom para aprofundar mais um assunto e traçar um público-alvo, já nessa ferramenta você cria um formulário de acordo com o que precisa e divulga para as pessoas responderem, e conforme esse formulário for sendo respondido, você recebe um arquivo no Google Drive, que é alimentado com dados conforme as respostas dos usuários.

O Twitter também é muito utilizado, inclusive para buscar informações para matérias, já que muitos órgãos públicos e até mesmo empresas privadas utilizam esse meio para divulgação de informação.

Com a busca avançada você digita a palavra que te interessa e pode filtrar entre Tweets negativos, positivos e perguntas, sendo que é possível pesquisar mais de uma palavra ao mesmo tempo o que faz você economizar tempo.

Outra ferramenta similar é o Storyful Multisearch que filtra por palavra-chave as redes sociais e o Google Alerts que te avisa quando a palavra chave escolhida sai em algum conteúdo da internet.

O Google Trends te mostra os assuntos mais falados no mundo.

Aplicativos de transcrição

Muitas vezes o jornalista, assessor, precisa transcrever áudios de entrevistas e isso requer tempo, o Transcribe é uma ferramenta na qual você pode entrar no site, selecionar os arquivos que precisam ser transcritos e começar.

O Opinion está disponível apenas para iOS, nele você pode editar, gravar e compartilhar podcasts.

Aplicativos de plágio

Para verificar se há plágio em algum texto o Copyscape, basta entrar no site e colocar o link da página ou site que você quer verificar, entretanto ele é pago.

O DupliCheker também é uma boa ferramenta para identificar plágio, basta enviar o arquivo do texto ou colar o texto e a ferramenta de indica.

Disparo de releases

O Mailchimp é um ótimo disparador de e-mail, com ele você pode criar as peças do seu e-mail marketing e disparar releases.

Com a ferramenta você tem respostas automáticas, análises de relatórios de desempenho entre outros. A ferramenta tem planos pagos e o plano gratuito.

Fotografia e imagens

O site fotos públicas é um banco de imagens gratuitas para publicação, você pode selecionar fotos de seu interesse e creditar ao fotografo e a instituição sem precisar pagar nada por isso e sem tomar um processo caso pegue imagens de outros portais de notícias, inclusive do Google. O IStock Photo é similar, porém tem vídeos, áudios, ilustrações e vetores.

Existe também um site muito usado e fácil de se usar, o Canva que é uma fonte de imagens gratuitas e profissionais, nós já usamos e recomendamos.

Agenda de contatos e organizador de dados

Dropbox e Evernote são boas ferramentas para armazenar dados e organizar documentos de forma rápida, sincronizados com a sua conta de e-mail.

Para gerenciar contatos você pode usar o Mingly que buscas nas redes sociais sua lista de contatos e você pode colocar lembretes para avisar quando precisa falar com alguém. O Rapportive funciona da mesma maneira.

Monitoramento de notícias

Em meio a diversas informações o Feedly permite que você selecione os seus sites favoritos e agrupe por categorias para monitorá-los criando uma home personalizada. O Distill Web Monitor é similar, mas ele te notifica por e-mail, pop-up ou SMS a cada atualização dos sites que você selecionou.

Gostaria de conhecer mais ferramentas úteis para jornalistas? Conheça as melhores ferramentas de monitoramento de notícias.

Conheça mais sobre o Novo Jornalismo:

12 livros grátis sobre Webjornalismo

05 Cursos Online e Gratuitos sobre Jornalismo

8 livros de leitura obrigatória para jornalistas

Veja também: 10 filmes inspiradores sobre jornalismo

5 filmes com jornalista como protagonista

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!