Pular para o conteúdo
News Lab, o laboratório de notícias do Google

News Lab, o laboratório de notícias do Google

Compartilhe

O gigante da internet, Google, lançou mais uma cartada no rumo à liderança máxima nos meios online. Em junho deste ano lançou uma plataforma de dispositivos para jornalistas, o News Lab, ou em livre tradução Laboratório da notícia. A proposta é simples e funcional: reunir serviços úteis para jornalistas de forma a facilitar a aquisição e distribuição de informações, incentivando a total entrada do jornalismo na era digital.

Apesar da iniciativa recente, as ferramentas englobadas à plataforma já existiam, e foram apenas organizadas seguindo quatro premissas: Pesquisa, Relatório, Distribuir e Otimizar. Dentro da plataforma, além dos já consagrados mecanismos de pesquisa como o Search e o Youtube, é possível usar ferramenta de interpretação de dados como a Public Data Explorer, verificar a confiabilidade de imagens com o Reverse Image Search e contar com a nova versão do Google Trends, que foi atualizada em função da plataforma googleana, e agora oferece dados em tempo real sobre as informações que estão sendo utilizadas por outros jornalistas, além de expor o desempenho das principais matérias do dia na internet.

Vale lembrar que a plataforma preparou também vídeos tutoriais para explicar como melhor utilizar estes mecanismos, além de deixar disponível cases de sucesso de veículos mundialmente conhecidos, e que fazem uso do New Labes, como o The Guardian, jornal britânico.

Com esta novidade, o Google anseia conduzir o futuro do fluxo comunicacional no mundo. Concentrando motores e dispositivos para angariar e distribuir informações, o Google cultiva sua pretensão a partir de facilidades que podem ajudar a unificar e uniformizar a comunicação do planeta. Fica então a pergunta: será que o gigante da internet vai conseguir dominar também a produção do jornalismo mundialmente? Esta dúvida só o tempo poderá sanar. E quanto ao News Lab, este já está disponível e em uso nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha. Visite o site e o blog oficial da plataforma e tire suas próprias conclusões: Site e blog.

 

Tem alguma opinião ou experiência a compartilhar? Entre em contato conosco através do espaço abaixo!

 

Conteúdo publicado via Publicaí

Inscreva-se no Newsletter

Mais recentes

Fique por dentro de tudo que acontece no Marketing de Comunicação

Cadastre-se e receba nossos artigos e materias em primeira mão!