Business Intelligence e monitoramento de notícias para melhorar a performance do seu Inbound

Business Intelligence e monitoramento de notícias para melhorar a performance do seu Inbound

Você pode estar se perguntando o que Business Intelligence tem a ver com monitoramento de notícias? E mais, o que esses dois ainda têm a ver com Inbound Marketing? Pois bem, vamos explicar isso abaixo, mas como o Freddy Krueger, vamos por partes.

 

Inbound - Marketing Digital

 

Uma das principais diferenças do marketing tradicional comparado ao marketing digital é a possibilidade de medir o resultado de suas ações.

O que queremos dizer com isso? Estamos dizendo que com o marketing digital é possível acompanhar com certa precisão qual campanha foi mais efetiva, quais conteúdos foram de maior interesse dos clientes, quais foram os caminhos percorridos por leads antes de se transformarem em clientes, e quais são os melhores e piores pontos das suas estratégias de marketing e vendas.

No entanto, todas essas informações vêm em forma de dados que devem ser então analisados para conseguir a informação necessária para reformar sua estratégia. Ou seja, os dados que estão ainda crus fornecidos por suas plataformas e ferramentas devem ser refinados para então auxiliar nas suas estratégias e performance de seu Inbound.

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Seguindo esse plano um dos principais meios de aquisição de informação seria o monitoramento de notícias, que permitirá ver o reflexo de cada decisão sua tomada diretamente dentro do mercado, auxiliando em suas alterações na estratégia.

 

A coleta de dados necessária

 

É possível coletar dados essenciais no seu relatório de equipe de marketing e vendas que ocorre trimestralmente, porém há diversas outras ferramentas de análise e aquisição de dados, além de plataformas de Business Intelligence (BI) excelentes.

Essas ferramentas permitem um acesso a informações cruciais para você conseguir analisar detalhadamente os dados e informações pertinentes a sua empresa nos mínimos detalhes.

Coisas como o fluxo de visitantes entrando no site, páginas que melhor fizeram conversão de leads, os caminhos que seus leads percorreram, localização e padrões de consumo, os horários de maior tráfego e consumo, taxa de conversão de leads em porcentagem, itens que são comprados ou serviços contratados em conjunto.

 

O valor do monitoramento de notícias

 

Para muitos clientes, não há valor maior a um produto ou serviço sendo mencionado em notícias e blogs. A credibilidade providenciada a terceiros, assim como as críticas são informações valiosas que qualquer empresa deve constar em seu replanejamento de estratégias de marketing.

A relação com o público e empresa vem mudando com os avanços das tecnologias. Lentamente a internet foi quebrando as barreiras entre cliente e empresa, e as notícias online estão sendo cada vez mais consumidas, superando propagandas em meios mais convencionais como revistas e jornais.

O controle de informações do monitoramento de notícias é feito com ferramentas específicas para isso, e a utilização delas costuma já vir com disponibilidade de relatórios para auxiliar na remontagem da estratégia Inbound.

Na prática isso significa que uma análise de Business Intelligence e as estratégias decorrentes disso são muito mais que simples relatórios. São mudanças internas na cultura e funcionamento de uma empresa desde sua base, e a possibilidade de aplicar informações de dados adquiridos para mudar por completo sua eficiência.

Ou seja, é uma coisa que deve ser feita constantemente, e não tratada como um marco para a empresa. Primeiramente, o contrato com softwares que permitam a coleta de dados do seu negócio deve ser feita, logo após isso a filtragem de dados importantes e o posicionamento da sua empresa em relação às estratégias que serão propostas.

Inicialmente, esse trabalho é demorado, mas com o tempo, as funções e execuções de tarefas serão cada vez mais claras e visíveis para toda sua empresa, gerando uma relação de extrema transparência com seus funcionários.

Lembrando que a princípio o Inbound é uma estratégia para atrair mais leads, mas na verdade ele pode ser usado para fidelização, tirar dúvidas de atuais clientes e de futuros, bem como uma estratégia de branding e para isso combinar BI com monitoramento de notícias vai dar a você os insights necessários para (re)posicionamento, novos rumos ou ajustes para que sua empresa esteja sempre um passo à frente.

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