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Relatório de mídia: quais os principais indicadores de resultado?

Relatório de mídia: quais os principais indicadores de resultado?

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Como você tem usado o relatório de mídia? Seus indicadores demonstram seus resultados?

Assessoria de imprensa é uma ótima estratégia de divulgação de uma marca, isso porque ela pega emprestado um pouco da reputação de um meio de comunicação para divulgar a marca com uma chancela de qualidade, de um veículo que tem como principal compromisso a verdade e a isenção.

Mas, apesar de estarem investindo em estratégias de assessoria de imprensa, muitas empresas não têm ideia de como medir o retorno que está tendo com este investimento. E é justamente sobre isso que vou falar neste artigo.

Quer saber como medir seus resultados com assessoria de imprensa? Então confira a seguir!

Número de publicações por mês

Uma das formas mais comuns utilizadas para medir o retorno de seu investimento em assessoria de imprensa é o número de publicações em que sua marca sai todo mês. Isso dá uma ideia geral se há ou não algum retorno desse investimento, apesar de ser algo bastante impreciso.

Sair na mídia em grande quantidade não é garantia de retorno, isso acontece muito com empresas que não têm experiência no ramo de assessoria de imprensa, elas querem sair mais e aparecer mais e assim elas acreditam que terão um retorno maior, mas na verdade isso é um erro.

Uma boa assessoria de imprensa em seu relatório de mídia não vai apenas indicar o número de publicações por mês.

Isso porque quantidade não é sinônimo de qualidade, como já sabemos, e aqui é importante a qualidade dos artigos em que sua empresa estará exposta e qualidade dos veículos. Um clipping gordo não quer dizer que você está tendo um grande retorno!

Centrimetagem

Quando você paga por um espaço de publicidade ele é medido em centímetros, ou seja, é realizado o trabalho de centimetragem para definir o preço pelo qual você vai pagar por aquele espaço. Essa acaba sendo outra forma de demonstrar o retorno com assessoria de imprensa.

Muitas assessorias mostram o espaço em centímetros que um cliente teve em suas publicações e rebatem com o preço que ele gastaria para ter publicidades desse tamanho. Dessa forma, ela demonstra o quanto você está ganhando com o trabalho de assessoria de imprensa.

Qualidade x Quantidade no relatório de mídia

Os dois métodos que falei acima são medidores de quantidade, mas como já disse, quantidade não quer dizer qualidade.

Não adianta nada você sair em 100 matérias todos os meses se essas matérias não têm qualidade alguma, ou, ainda mais, se os veículos dessas matérias não têm relevância nenhuma e também não atingem o público-alvo que você deseja.

O melhor medidor do seu investimento em assessoria de imprensa é a qualidade das publicações que saem com o nome de sua empresa. Muitas assessorias querem mostrar serviço e acabam mandando releases para meios de comunicação que não têm nada a ver com você e sua empresa e sem relevância alguma.

Você precisa de quantidade, sim, mas muito mais de qualidade, pois se todas as 100 publicações do mês forem para meios de comunicação relevantes que falem de verdade da sua empresa, isso é que fará valer seu investimento!

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Conteúdo publicado via Publicaí

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